O que é o agendamento/atendimento do Certificado Digital?
É o momento em que a identidade do solicitante é confirmada. Trata-se de uma etapa indispensável para a posterior instalação do novo Certificado Digital.
Aqui na Certisign nós oferecemos dois modelos de atendimento:
Presencial - para todos os clientes.
Videoconferência - para os clientes com dados biométricos cadastrados ou que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Como agendar meu atendimento?
Para agendar, é preciso ter realizado o pagamento e clicar aqui. Será necessário informar o Número do Pedido e o CPF/CNPJ do titular do Certificado Digital. Depois, é só escolher o melhor dia e horário.
Se você tiver dúvida em relação ao número do pedido, esta informação foi enviada no e-mail de confirmação de compra/solicitação. Ele começa com CERTI ou com 17. Se não localizar este e-mail em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.
Quais são os documentos necessários para o atendimento?
Na situação do atendimento presencial, os documentos devem ser apresentados no dia e hora agendados.
Já na situação de atendimento videoconferência, os arquivos devem ser digitalizados em formato PDF e enviados, antecipadamente, para o e-mail do local/AR que prestará o atendimento. No assunto do e-mail, informe “Documentos videoconferência + número do pedido”. Fique tranquilo: todas essas instruções são enviadas ao seu e-mail.
O que é e como é feito o atendimento por videoconferência?
É um atendimento virtual no qual a identidade do solicitante é confirmada. No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento.
Como agendar a videoconferência do meu Certificado Digital?
Depois de efetuar o pagamento, basta clicar aqui. Vale ressaltar que o atendimento por videoconferência é restrito aos clientes com biometria cadastrada ou que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Posso fazer a videoconferência pelo celular?
Pode sim. Para isso, o dispositivo precisa ter uma câmera e conexão à internet.
Se optar por fazer a videoconferência pelo celular, é preciso instalar previamente o aplicativo, que pode variar de acordo com o local/AR que for realizar seu atendimento. Há três possibilidades: Teams, Zoom ou Webex. Mas não se preocupe: você será avisado por e-mail.
Agora, se você optar por realizar a videoconferência pelo computador, é só clicar no link que será enviado, próximo da hora agendada, para iniciar o atendimento.
Meu Certificado Digital não é Certisign. Posso renová-lo por videoconferência?
Sim, desde que você tenha biometria cadastrada ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O que é necessário para realizar o atendimento por videoconferência?
Para realizar a videoconferência é necessário:
Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet.
Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.
Instalar, previamente, o aplicativo para a realização da videoconferência caso utilize celular ou tablet.
Estou em outro país e preciso de um novo Certificado. Posso realizar o atendimento por videoconferência?
Sim, desde que você tenha biometria cadastrada ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
É possível ser atendido no exterior?
Sim, é possível. Há duas opções:
Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Atendimento presencial nos Estados Unidos, Portugal, Itália, Israel e França: neste caso, você pode ir até às unidades destes locais ou solicitar o atendimento em domicílio. Este serviço tem preço sob consulta e está sujeito à disponibilidade. Para saber mais, clique aqui.
Como cancelar ou reagendar o atendimento?
Para cancelar ou reagendar seu atendimento, clique aqui. Você vai precisar informar o número do pedido (enviado no e-mail de solicitação - ele começa com CERTI ou 17) e o CPF do titular do Certificado Digital.
Quero comprar meu Certificado Digital e ser atendido sem sair de casa. É possível?
Sim, é possível. Há duas alternativas:
1. Se você tiver dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o atendimento pode ser realizado por videoconferência. Ou
2. Se a sua situação não atender aos critérios mencionados, é possível solicitar o atendimento em domicílio.
Tenho uma solicitação de renovação em aberto, que ainda falta realizar o agendamento. Posso ser atendido por videoconferência?
Sim, desde que você tenha biometria cadastrada ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Existe custo para ser atendido em meu escritório ou residência?
Sim. Consulte preços e disponibilidade clicando aqui.
Existe custo para ser atendido por videoconferência ou em uma unidade?
Não. O atendimento por videoconferência ou em uma unidade no Brasil não tem custo.
O titular já tem um e-CPF ativo com a Certisign. É possível renovar o e-CNPJ por meio da videoconferência?
Sim, desde que ele tenha dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Preciso comprar o primeiro Certificado para um novo CNPJ. O titular já tem um Certificado com a Certisign referente a uma outra empresa. Posso fazer o atendimento por videoconferência?
Sim, desde que ele tenha dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Consta no Contrato Social que o Representante Legal e o sócio da empresa assinam em conjunto. No atendimento para a confirmação a identidade, é necessária a apresentação dos dois?
Se o titular do Certificado estiver identificado como administrador no Ato Constitutivo, mesmo que a cláusula administrativa cite a representação em conjunto, ele pode se apresentar sozinho no atendimento.
No atendimento por videoconferência, quando há Representante Legal e Responsável Legal (com poderes para usar o Certificado em nome da empesa), ambos precisam participar da videoconferência?
Sim, ambos precisam. Neste caso, eles devem seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o atendimento - esta comunicação é enviada ao e-mail informado nos dados de faturamento.
O Representante Legal não fala português tornando indispensável a presença do tradutor. É possível realizar o atendimento por videoconferência?
Sim. Neste caso, ambos devem seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o atendimento - esta comunicação é enviada ao e-mail informado nos dados de faturamento.
Tenho uma empresa: quem é que precisa se apresentar no atendimento presencial ou por videoconferência?
O titular do Certificado Digital. No caso das Pessoas Jurídicas, o titular é o Representante Legal cadastrado na Receita.
No entanto, é possível nomear um Responsável Legal para usar o Certificado em nome da empresa por meio da procuração pública. Daí neste caso, o Representante Legal (responsável pela empresa) e o Responsável Legal (previsto em procuração para o uso do Certificado Digital), devem realizar juntos o atendimento.
Como fazer uma procuração pública para uso Certificado Digital?
A procuração original, bem como a segunda via, somente será aceita pela Autoridade Certificadora se tiver sido emitida até 90 dias antes da data do atendimento, e nela devem estar especificados os poderes para o representante atuar perante à ICP-Brasil. Vale ressaltar que a apresentação da procuração não elimina a necessidade do comparecimento do Representante Legal no momento do atendimento.
Quanto tempo dura uma videoconferência?
O atendimento pode levar de 15 a 30 minutos.
O titular da empresa faleceu e preciso renovar um Certificado e-CNPJ vinculado ao CPF do falecido. A videoconferência pode ser feita com o responsável inventariante?
A representação do falecido deve ser realizada por meio do seu representante nomeado em uma decisão judicial (Ex.: Alvará, Ofícios, Declarações etc.) específica para emitir o Certificado em nome dele.
A Certidão de Inventariante é requisitada quando o representante da Pessoa Jurídica, nomeado apenas no Ato Constitutivo, sem vínculo à Receita, é o titular falecido.
Comprei diversos Certificados. Posso agendar a videoconferência de todos para o mesmo horário?
Não, não pode. O atendimento é separado para cada Certificado Digital.
Outra pessoa pode fazer o atendimento por videoconferência em meu lugar?
Não, não pode. O titular precisa estar na videoconferência, impreterivelmente.
No dia e hora combinados, acessei o link, mas ninguém apareceu. E agora?
Infelizmente, isso ocorre quando o cliente anterior se atrasa para o atendimento. Neste caso, não é preciso tomar nenhuma medida, pois entraremos em contato, por telefone ou e-mail, para reagendar e realizar o atendimento. Sentimos muito pelo transtorno.
Como eu acesso a videoconferência?
Por meio de um link que será enviado ao seu e-mail. No dia e hora agendados, assim que clicar no link e informar o seu código de acesso, um Agente de Registro estará aguardando para iniciar o atendimento.
Não consigo localizar o link para realizar a videoconferência?
O link para realizar a videoconferência é enviado ao e-mail que você informou nos dados de faturamento do seu Certificado Digital. Verifique, além da sua caixa de entrada, as pastas lixo eletrônico e spam.