O comércio eletrônico e as transações bancárias online estão em alta no Brasil. Com isso, também aumentam os riscos de golpes e fraudes. Por isso, é importante saber como identificar um site seguro antes de fornecer seus dados pessoais ou realizar pagamentos.

Em 2023, o faturamento do comércio eletrônico no país deve atingir R$273 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Já as transações bancárias on-line representam 80% do total de transações bancárias realizadas no Brasil, de acordo com um estudo da Deloitte em parceria com a Febraban. Já em outubro de 2023, o Nubank comprou várias URLs com nomes parecidos com o seu para evitar que os clientes sejam vítimas de fraudadores. 

Diante desse cenário, o especialista em segurança digital da CertiSign, Márcio D’Avila listou três dicas importantes de como identificar sites seguros e evitar golpes e fraudes.

3 dicas para identificar um site seguro

Como identificar um site seguro - compra de URL's | Foto de uma mulher branca com blusa de gola alta amarela pesquisando no celular um site seguro | Blog da CertiSign

Inicialmente, com o aumento do comércio eletrônico e das transações bancárias on-line, é importante saber como identificar um site seguro. Segundo Márcio D’Avila, especialista em segurança digital da CertiSign, existem três dicas principais para identificar um site seguro. Confira.

1. Verifique se o site possui certificado de SSL

O certificado de SSL (Secure Sockets Layer) é uma tecnologia que criptografa as informações transmitidas entre o usuário e o site, afirma D’Avila. Isso significa que os dados, como senhas e informações de cartão de crédito, não podem ser interceptados ou acessados por terceiros.

Então, para verificar se um site possui certificado de SSL, basta observar se a barra de endereço do navegador apresenta o símbolo de um cadeado. Além disso, o endereço do site deve começar com “https” ao invés de “http”.

2 – Verifique as Informações de contato, erros de português e conteúdos defasados

Outro ponto destacado por D’Avila na identificação de um site seguro é ficar atento aos pontos de contato disponíveis. Ou seja, sites seguros devem fornecer informações de contato completas, como endereço físico, telefone e e-mail. Logo, se as informações de contato forem incompletas ou incorretas, é um sinal de que o site pode ser fraudulento.

Além do mais, é importante verificar o conteúdo do próprio site. Analise se todas as páginas estão funcionando, se todas as informações estão disponíveis e, principalmente, qual é o conteúdo que está sendo oferecido. “É importante avaliar se as palavras e os textos fazem sentido. Caso encontre algo estranho, é provável que seja um site duvidoso”, afirma o especialista.

3- Analise o layout e o conteúdo do site

Do mesmo modo, um site seguro possui um layout e conteúdo profissional e atualizado. De acordo com D’Avila, é importante ter atenção às cores e aos logotipos das marcas, antes de concluir se o site é funcional ou se está de alguma forma muito desatualizado.

Ou seja, “um ponto importante é verificar as redes sociais das marcas. Veja esses aspectos estéticos e, até mesmo como a empresa responde aos seguidores e clientes nas mídias sociais. Isso ajuda a entender se o site está em conformidade.”

Além disso, por mais habilidoso que um cibercriminoso possa ser, sempre passam detalhes que podem ajudar o consumidor a medir a segurança do site, explica. Por isso, na visão do especialista, é importante que todos se mantenham atentos e sigam o passo a passo antes de efetuar uma compra ou realizar uma transação bancária.

3 sinais de que um site não é seguro

Além dessas dicas, é importante estar atento a outros sinais que podem indicar que um site não é seguro, como:

1 – Preços muito baixos ou ofertas muito vantajosas

2 – Exigência de pagamentos antecipados ou depósitos em contas desconhecidas

3 – Falta de transparência sobre a empresa ou seus produtos

Por isso, na dúvida, é sempre melhor consultar a reputação do site antes de realizar qualquer compra ou transação.

Ao seguir essas dicas, os consumidores se protegem contra golpes e fraudes, garantindo uma experiência on-line mais segura. Logo, o comércio eletrônico continua a crescer exponencialmente, tornando essas dicas essenciais para todos os usuários da internet.

Então, lembre-se: escolher sites seguros é o primeiro passo para manter sua segurança on-line. Portanto, esteja atento às práticas recomendadas e desfrute de uma experiência digital tranquila e confiável.

Para saber mais detalhes sobre o SSL da Certisign, clique aqui.