Se o seu certificado digital não funciona, saiba que existem alguns detalhes que podem fazer grande diferença. Por isso, neste artigo, você vai aprender seis casos mais comuns que podem fazer com que seu certificado digital deixe de funcionar. Confira!
Por que o certificado digital não funciona?
O Certificado Digital será inutilizado em quaisquer das seguintes situações. Mas, se você quer saber de mais detalhes que podem impedir que seu certificado digital não funcione, assista ao vídeo abaixo.
Seu certificado digital não funciona? Veja 5 causas mais comuns
1 – Erro de senha do certificado digital
Após 5 tentativas incorretas de digitação do PIN e do PUK para os Certificados Digitais emitidos em Cartão inteligente < após agosto de 2015 e 3 tentativas incorretas de digitação do PIN e do PUK para Certificados Digitais emitidos < até maio de 2014;
Após 5 tentativas incorretas de digitação do PIN e do PUK para os Certificados Digitais emitidos em eToken Pro (Aladdin) < após agosto de 2015 e 6 tentativas incorretas de digitação do PIN e do PUK para Certificados Digitais emitidos < até maio de 2014. O dispositivo pode ser reinicializado e reutilizado, mas o Certificado será perdido;
Após 5 tentativas incorretas de digitação do PIN e do PUK para os Certificados Digitais emitidos em Token GD Starsign < após agosto de 2015 e 3 tentativas incorretas de digitação do PIN e do PUK para Certificados Digitais emitidos < até maio de 2014. O dispositivo pode ser reinicializado e reutilizado, mas o Certificado será perdido.
Vale lembrar que as tentativas são cumulativas. Ou seja: a desconexão do dispositivo na entrada USB não zera o número de tentativas anteriores e por determinação da legislação, a Certisign não possui cópia(s) da(s) sua(s) senha(s) e, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.
2 – Perda ou roubo do certificado digital
Nesse sentido, em casos de perda ou roubo do cartão inteligente, Token ou Celular (se não foi feita a cópia de segurança) impede o funcionamento do certificado digital.
3 – Formatação do certificado digital
Outro ponto importante que impede o funcionamento do certificado digital é a formatação do mesmo, como nas seguintes situações:
- Formatação do cartão inteligente ou Token;
- Formatação do computador, caso não tenha sido gerada uma cópia de segurança do Certificado Digital tipo A1;
- Exclusão da chave privada.
Então, verifique como foi feita a configuração do seu certificado digital.
4 – Certificado digital expirado
Assim como o RG e a Carteira Nacional de Habilitação(CNH) entre outros documentos de identificação, o Certificado Digital, também tem data de validade. Em outra palavras, tanto aqueles certificados adquiridos pelas pessoas físicas (e-CPF) quanto os das empresas (e-CNPJ).
Por isso é necessário renová-los periodicamente. Então, para não ser pego de surpresa, verifique quando o seu Certificado Digital irá vencer utilizando a Central de Testes da Certisign.
5 – Alteração de dados no certificado digital
Quando ocorrer qualquer alteração de informação constante no certificado digital, veja alguns exemplos:
- O nome do titular de solteiro para casado ou vice-versa;
- Alteração da Razão Social;
- Data de nascimento;
- Falecimento de sócio responsável pelo Certificado Digital;
- Houver constatação de informação incorreta no Certificado.
Em todos esses casos, será necessário a aquisição de um novo Certificado Digital Certisign.
Você também pode gostar: Posso utilizar o Certificado Digital mesmo no exterior?
