Mais do que optar pelo Certificado Digital na hora de assinar documentos digitalmente, emitir notas ou entregar o seu IRPF é preciso tomar alguns cuidados a fim de evitar problemas.

Assim como cuidamos dos documentos físicos como carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho, etc., devemos ter a mesma atenção com o Certificado Digital, pois ele representa a sua identidade, só que no mundo virtual.

Confira algumas recomendações para evitar que outras pessoas possam usufruir de sua assinatura digital para fechar contratos, negócios ou até mesmo realizar transações bancárias em seu nome, sem o seu consentimento.

5 dicas para cuidar do seu Certificado Digital

Crie uma senha

Ou então, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu computador poderá se passar por você que é o verdadeiro titular da chave privada.

Utilize o Smart Card, Token ou Nuvem

Não armazene as chaves privadas no disco rígido, caso o computador onde foi gerado o Certificado Digital não tenha senha ou seja compartilhado por diversas pessoas. Prefira armazenar em um dispositivo físico como smart card, token, ou em nuvem por exemplo.

Crie uma senha forte

Utilize uma senha com caracteres minúsculos e maiúsculos, intercalando números e letras, para dificultar que meios fraudulentos a desvendem. Evite anotá-la junto ao dispositivo em que a chave privada está armazenada. E não a compartilhe com ninguém.

Crie uma cópia de segurança

Tenha sempre uma cópia de segurança ao formatar o computador, pois se o seu Certificado Digital for do tipo A1 e não possuir cópia de segurança, ele será perdido e você deverá adquirir outro. Caso ele seja do tipo A3, será necessário configurar novamente, instalando os softwares.

Cuidado com a validade

Verifique o prazo de validade de seu certificado, para estar atento ao processo de renovação.

Você pode gostar: Token não é um pen drive. Veja as diferenças