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Perguntas Frequentes

O primeiro passo é solicitar um produto em nossa loja virtual ou no site dos nossos parceiros. Depois é só seguir o fluxo de compra.

Veja as telas que você percorrerá até a finalização do seu pedido:

Após escolher o produto, clique em Adicionar ao carrinho”. Este exemplo, mostra um certificado e.CPF.

Acesse o carrinho no canto superior direito da sua tela. E, então, veja as informações do produto adquirido, local de armazenamento (mídia) e validade. Clique em “Finalizar Compra” para avançar.

Em seguida, informe o CPF do titular do certificado e clique em “Finalizar Compra”.

Se você iniciou sua compra na loja CertiSign, identifique-se ou faça seu cadastro.

Agora, se você iniciou a compra no site de um dos nossos parceiros, desconsidere este passo.

Na próxima etapa, informe os dados do responsável pelo pagamento, que pode ser pessoa física ou pessoa jurídica, clique em “Próximo” e preencha os dados solicitados.

Depois de preencher os dados de pagamento, você será direcionado para a etapa de “Método de pagamento”. Você poderá escolher entre:

  • PIX;
  • boleto bancário;
  • cartão de crédito

Se escolher PIX, será gerado um QR Code para o pagamento.

Se escolher boleto bancário, o prazo de vencimento é de 3 dias úteis. Já se sua opção for pagar com cartão crédito, a compra poderá ser parcelada em até 12 vezes sem juros.

Ao clicar em “Finalizar o Pedido”, você visualizará a tela com a Confirmação do Pedido, na qual você deve agendar o atendimento para a, posterior, entrega do seu certificado.

O atendimento é a etapa na qual é confirmada a sua identidade. Ele pode ser realizado presencialmente ou por videoconferência.

Ao clicar em “Agendar”, aparecerão as duas opções de agendamento (presencial e videoconferência), exceto nos casos em que o titular não tiver biometria cadastrada ou CNH. Nesta situação, aparecerá somente a opção Presencial.

Insira seu CEP (ou use outro filtro) para escolher o local que fará seu atendimento, seja presencial, seja por videoconferência.

O resultado da busca mostra locais aproximados, considerando a geolocalização.

Escolha o melhor dia e horário e clique em “Agendar Agora”.

Prontinho! Agora, é só acompanhar as instruções que serão enviadas ao seu e-mail. Caso precise reagendar ou cancelar, você poderá fazê-lo em sua área de cliente “Minha Conta”, disponível no menu superior em nosso site.

Agora, você precisa agendar o seu atendimento clicando aqui. É preciso informar Número do Pedido e também o CPF/CNPJ do titular.

O número do Pedido é enviado no e-mail de confirmação de solicitação. Ele começa com CERTI ou com 17. Se não localizar este e-mail em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.

Neste caso, antes de solicitar o novo Certificado Digital é necessário realizar a alteração do Representante Legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após esse processo, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa.

Não. O Certificado Digital é um documento de identificação de uso pessoal e intransferível. Uma vez instalado em nome do titular, os dados do Certificado Digital não podem ser alterados, sendo necessária uma nova compra.

No entanto, antes de solicitar o novo Certificado Digital é necessário realizar a alteração do Representante Legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após esse processo, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa.

O antigo Certificado, com os dados desatualizados, deve ser revogado.

Para solicitar o reembolso ou cancelamento, basta clicar aqui.

Se você já tem o Certificado Digital e precisa apenas de um cartão (mídia) para armazená-lo, basta clicar neste link para comprar. Não se esqueça de que para o cartão funcionar é preciso ter uma leitora – ela pode ser comprada neste mesmo link.

Se você já tem o Certificado Digital e precisa apenas de um token (mídia) para armazená-lo, basta clicar neste link para comprar.

Em nosso site você pode comprar até 10 Certificados Digitais em um único pedido. As etapas da compra são:

  • solicitação;
  • pagamento;
  • agendamento do atendimento e entrega do Certificado;
  • realização do atendimento;
  • instalação do Certificado Digital.

Agora, se você precisa de mais de 10 Certificados Digitais, é preciso realizar a compra por meio do telefone: 4020-2430 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-025-1501 (demais localidades, disponível apenas para telefone fixo), de segunda a sexta, das 09h às 18h - exceto feriados nacionais.

Cada mídia, cartão ou token, pode comportar até quatro Certificados Digitais, dependendo do tipo. No entanto, não recomendamos tal prática, pois em caso de problemas na mídia, esquecimento de senha ou qualquer outra eventualidade que possa causar dano, todos os Certificados armazenados serão perdidos, sem a possibilidade de recuperação.

Se você já comprou e realizou o atendimento, presencial ou por videoconferência, não é possível incluir esta informação no seu Certificado Digital, sendo necessária uma nova compra.

Agora, se você ainda não tem um Certificado Digital, para que estas informações constem nele, é preciso apresentar o documento do CEI (Cadastro especifico do INSS) ou CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física), presencialmente ou por e-mail, no caso de atendimento por videoconferência.

O Certificado Digital A1 é instalado e armazenado no computador. O uso da senha de acesso é opcional e sugerirmos, para a sua segurança, que você grave uma cópia dele em um outro dispositivo para os casos em que, por exemplo, seu computador seja formatado. Outra característica deste tipo de Certificado é a validade restrita a um ano (12 meses).

Características do Certificado A1

  • Armazenado e instalado no computador.
  • Senha opcional.
  • Permite a cópia e uso em outros dispositivos.
  • Validade de 1 ano (12 meses).
  • Não exige o uso de mídias (Cartão/Token).
  • Dispensa a necessidade do preparo do computador para o uso.

Já o Certificado Digital A3 é instalado e armazenado em uma mídia criptográfica, que pode ser um Cartão e Token (parece um pen drive), ou na nuvem, o qual chamamos de remoteID. A validade deste Certificado pode ser de até 60 meses, dependendo do local de armazenamento. E, nesta modalidade, o acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem.

Características do Certificado A3

  • Armazenado e instalado em mídias (Cartão, Token ou nuvem).
  • É protegido por senha ou duplo fator de autenticação.
  • Não pode ser copiado.
  • Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses).
  • Exige o uso da mídia, exceto se armazenado na nuvem.
  • O computador deve ser preparado antes do primeiro uso.

Sim, é possível. Se você deseja ter apenas um Certificado Digital, SEM o cartão ou token, acesse nossa loja virtual e no menu do lado esquerdo selecione “Somente Certificado”. Lembramos que este tipo de Certificado, o qual é do tipo A3, somente funciona quando está armazenado em uma mídia, cartão ou token.

O Certificado Digital indicado para a prática médica é o e-CPF. Com ele o profissional pode dar andamento a sua rotina profissional e, também, utilizá-lo em outras aplicações, como para o envio do Imposto de Renda e acesso a serviços da Receita.

Existem vários tipos de e-CPF e você deve escolher o Certificado Digital que melhor se adequa a sua rotina. Há dois tipos de Certificados, o A1 e o A3.

  • Certificado Digital e-CPF A1: ele é instalado e armazenado no seu computador. Pode ser copiado para outras máquinas se desejar. A validade é de até 12 meses.
  • Certificado Digital e-CPF A3: ele é instalado e armazenado no cartão, token ou na nuvem. Se você já tem a Carteira de Identidade Profissional com chip também pode usá-la para armazenar seu Certificado. Neste caso, quando for adquirir o produto, opte pela opção “Somente Certificado”. A validade dos Certificados Digitais A3 varia de 12 a 60 meses.

Para comprar o Certificado Digital é necessário que a pessoa, a qual será a titular dele, esteja ativa e regular na Receita Federal do Brasil.

Sim, é possível, desde que o Certificado Digital ainda não esteja instalado.

Se você já instalou o certificado, não é possível incluir esta informação. Será preciso comprar um novo.

Agora, se você ainda não tem um Certificado Digital, basta realizar a compra e na etapa de atendimento apresentar, presencialmente ou por e-mail – se for videoconferência-, este documento.

Sim, pode, desde que você esteja regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para realizar a compra, acesse o site da ACOAB clicando aqui.

Veja as informações, de acordo com a situação.

  • Pagamento do Certificado ainda não foi realizado: Neste caso, basta realizar um novo pedido.
  • O Certificado Digital já foi instalado há mais sete dias: nesta situação, não é possível trocar o modelo, sendo necessária uma nova compra.
  • Pagamento já realizado/Certificado Digital foi instalado há menos de sete dias OU ainda não foi instalado: neste caso teremos que reembolsar o seu pedido para que você faça uma nova compra. Para solicitar o reembolso ou cancelamento, clique aqui.

É simples. Basta acessar a sua área de cliente! Clique aqui e, em seguida, acesse Meus Pedidos – do lado direito da página. Insira seu e-mail (login) e senha. Depois, é só consultar seus pedidos e detalhes.

Se você já realizou o pagamento de ambos os pedidos, você terá que solicitar o reembolso de um deles. Para solicitar o reembolso ou cancelamento, clique aqui.

Agora, se você realizou apenas o pagamento de um dos pedidos, está tudo bem. O outro será cancelado automaticamente.

Há duas opções:

  • Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados ou CNH.
  • Atendimento presencial nos Estados Unidos, Portugal, Itália, Israel e França: neste caso, você pode ir até às unidades destes locais ou solicitar o atendimento em domicílio. Este serviço tem preço sob consulta e está sujeito à disponibilidade. Para saber mais, clique aqui.

Sim, precisa. Para cada número de CEI é preciso ter um Certificado Digital.