Sala de Imprensa


Você sabe o que é assinatura digital?

17/06/15 15:04:14
Nunca se falou tanto sobre os benefícios de ter uma empresa Paperless. E a assinatura digital é uma aliada, tanto das pessoas físicas, quanto das jurídicas, que almejam reduzir o uso de papel e, com isso, reduzir custos e se tornar sustentáveis. 
 
Mas o que é assinatura digital? A assinatura digital é o resultado de um conjunto de operações criptográficas aplicadas a um determinado documento eletrônico. A assinatura digital comprova que o documento/transação não foi alterado e que foi assinado pela entidade ou pessoa que possui a chave privada correspondente ao Certificado Digital
 
Descomplicando: a assinatura digital é gerada a cada uso do Certificado Digital ICP-Brasil e tem o mesmo valor legal, assegurado pela legislação brasileira, da assinatura manuscrita. Ela permite que todo o processo, da criação do documento à assinatura, seja feito no meio eletrônico sem a necessidade do uso do papel. 
 
Não confunda: assinatura digital, assinatura digitalizada e assinatura eletrônica
 
¿A assinatura digital é a única que tem valor jurídico, pois é a gerada a partir do uso do Certificado ICP-Brasil. Já a assinatura digitalizada nada mais é que a digitalização de uma assinatura manuscrita, ou seja, uma imagem sem valor legal, assim como a assinatura eletrônica, que geralmente é aplicada em formato de login e senha¿, esclarece Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign. 
 
Substituindo a caneta pelo Certificado Digital
O Certificado Digital permite assinar qualquer tipo de documento eletrônico com validade jurídica, sem o uso do papel. Para isso, é necessário: ter conexão à internet, um Certificado Digital ICP-Brasil válido e acessar uma plataforma de serviços para assinaturas. ¿Quem já tem Certificado Digital pode experimentar gratuitamente assinar digitalmente no Portal de Assinaturas Certisign¿, comenta Julio Cosentino. 
 
Sobre a Certisign
 
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina, especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de Soluções Corporativas integradas à Certificação Digital para empresas de todos os portes. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 18 anos, já emitiu mais de 7 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM Strategy Partners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299       e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Jun/15

Segmento: Assinatura Digital