Sala de Imprensa


Verão, festas e viagens: como não cair nas armadilhas das compras on-line?

12/12/18 15:31:00

A chegada do verão e das férias escolares e a atmosfera festiva que caracteriza os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, com Natal, Ano Novo e Carnaval, inspiram o brasileiro a relaxar, viajar e a curtir as altas temperaturas. Junto com o clima de descontração, surgem as promoções fraudulentas, que oferecem preços muito atrativos mesmo na alta temporada, em sites falsos similares às páginas de empresas conhecidas.

Conhecido como phishing, esse ataque visa obter números de cartão de crédito, dentre outras informações pessoais e financeiras. De acordo com Henri Sternberg, diretor de Negócios Corporativos da Certisign, empresa especializada em identidade e segurança digital, e-mails e mensagens são os meios mais utilizados para levar as pessoas até os sites falsos.
 
“É tentador pensar que uma viagem para aproveitar a alta temporada no Nordeste, por exemplo, possa sair por um preço irrisório, mas é sempre bom desconfiar de ofertas que fujam demais do que é praticado pelo mercado”, alerta Sternberg. “Por isso, é importante não clicar em e-mails ou links que sejam de origem duvidosa. É preciso desconfiar de promoções boas demais”.
 
Para não cair em armadilhas, o executivo destaca alguns cuidados básicos, como manter o antivírus atualizado, verificar a ortografia da URL e conteúdo do site, fazer a  comparação de preços, garantindo que o valor visto não é muito diferente do praticado no mercado, e o mais importante verificar se o site é seguro.

“O sites protegidos pelo Certificado SSL garantem um ambiente seguro para compras, e exibem alguns sinais ao internauta: letra S no HTTP, portanto, HTTPS; cadeado na barra do navegador e Selo de Segurança, como o Site Seguro”, explica. 

No entanto, Henri destaca que o internauta deve, além de conferir esses sinais, clicar no cadeado e no Selo de Segurança, que geralmente fica fixado no rodapé da página do site. “Ao clicar, pode-se conferir se o Certificado Digital SSL foi emitido para a página em questão, observando-se assim a autenticidade do ambiente on-line”.
 

Sobre a Certisign

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 22 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners.