Sala de Imprensa


Vai usar o Certificado Digital na DIRF? Atenção à data de validade

01/02/16 09:11:44
Os titulares de Certificados Digitais que emitiram o documento eletrônico nos meses de fevereiro de 2013, 2014 ou 2015 precisam ter atenção à data de expiração, principalmente aqueles que irão utilizá-lo para a entrega da DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte). 
 
"O Certificado Digital tem validade e, por isso, é necessário renová-lo. Os Certificados Digitais, tanto para pessoa física (e-CPF), quanto os direcionados para empresas (e-CNPJ e NF-e), possuem validade de 1 a 3 anos. A Certisign, por exemplo, oferece aos clientes um portal onde é possível checar a validade e, se for necessário, renová-lo", explica Leonardo Gonçalves, Diretor de Varejo e Canais da Certisign. 
 
Certificado Digital na entrega da DIRF
 
A entrega da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) termina no próximo dia 29 (segunda-feira). Quem estiver enquadrado na obrigação e não entregar a declaração no prazo, está sujeito a multas. Para o envio, é obrigatório o uso da assinatura digital, gerada a partir do uso de um Certificado Digital válido (exceto empresas enquadradas no Simples Nacional). 
 
Precisam enviar a DIRF, com dados de 2015, todas as pessoas jurídicas e físicas que creditaram ou pagaram rendimentos com retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), mesmo que tenha sido em um único mês. Isso inclui pagamento de salários, transações bancárias, informes dos planos de saúde, dentre outros. 
 
Quem ainda não tem Certificado Digital deve adquiri-lo em uma Autoridade Certificadora como a Certisign. Para mais informações, acesse www.certisign.com.br.
 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.600 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299

e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br

Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Fev/16

Segmento: Renovação