Sala de Imprensa


Tecnologia a serviço da ética

08/03/18 16:30:21

Julio Cosentino      

A comemoração, em 25 de abril, do Dia do Contabilista é uma oportunidade de se analisar o significado desse profissional no contexto de um Brasil ansioso por integridade e ética. Num cenário em que instituições como o Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça, como jamais em nossa história, combatem eficazmente a impunidade, as demonstrações contábeis ganham especial relevância em sua contribuição para a transparência e a lisura no âmbito do poder público, no seu relacionamento com o setor privado e em toda a estrutura de nossa economia.
    O trabalho dos profissionais da contabilidade também tem um caráter preventivo, pois evita que eventuais equívocos sejam incorporados aos balanços das organizações. Além disso, é sempre positiva a sua orientação aos gestores das empresas, de modo que todos os procedimentos sejam claros e corretos. Trata-se, portanto, de uma missão totalmente alinhada aos propósitos de construir o desenvolvimento brasileiro sobre sólidas bases de compliance.   


    No exercício dessa expressiva contribuição à sociedade e ao País, os profissionais da contabilidade contam com uma eficiente aliada, a tecnologia, trabalhando cada vez mais em ambientes digitais. Exemplo disso é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo computadorizado de informações. O que valida legal e juridicamente toda essa documentação é o Certificado Digital, assim como ocorre no preenchimento e emissão da nota fiscal eletrônica, declaração do Imposto de Renda, envio de documentos pela internet e transações em bancos.

    Portanto, o Certificado Digital, chancelado pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), é um importante suporte ao trabalho dos profissionais de contabilidade, contribuindo para que seja ainda mais eficiente, ágil, preciso e subsidiado por inquestionável segurança jurídica. Isso é tudo o que o nosso país necessita neste momento no qual transparência e ética incluem-se entre os principais anseios dos brasileiros.