Sala de Imprensa


Tecnologia a favor dos Recursos Humanos

27/03/20 11:52:02

Por Roni Franco*


    O crescente aporte tecnológico por parte das empresas, que está alterando rapidamente a estrutura do trabalho e os modelos de produção industrial e da prestação de serviços, tem outro impacto muito positivo nas organizações: a valorização dos talentos. Estes, livres de tarefas repetitivas e passíveis de realização pelas inúmeras plataformas eletrônicas disponíveis, ganham tempo e espaço para pensar, propor novas soluções e criar alternativas que agreguem valor à empresa e às suas relações com clientes, consumidores, fornecedores e toda a rede de relacionamento.

O boom tecnológico também cria oportunidades para que os recursos humanos, em todos os cargos, posições hierárquicas e carreiras, possam desenvolver-se, adquirir novos conhecimentos e competências. Nesse sentido, em vez de conviver com o risco de ser substituído por máquinas, apps e plataformas eletrônicas, como se observa em todo o mundo, o profissional deve fazer uma parceria estratégica com a tecnologia, utilizando-a como suporte e ferramenta para que seu desempenho pessoal seja cada vez mais assertivo, produtivo e importante para a organização na qual trabalha.

Neste mundo em ebulição da inteligência artificial, internet das coisas, robôs, blockchain, Machine Learning e numerosas ferramentas avançadas da tecnologia da informação, é preciso estar preparado para as imensas oportunidades que se abrem para o desenvolvimento profissional. Por isso, é crucial manter-se atualizado, aprender sempre e se dedicar à educação continuada. Para as empresas, esse processo disruptivo também é muito importante, pois elas têm ganhos expressivos de produtividade e qualidade, fatores decisivos para sua competitividade em mercados cada vez mais exigentes e seletivos.    

Um exemplo real e prático do quanto a tecnologia contribui para o melhor desempenho de empresas e profissionais é a Certificação Digital. A gestão inteligente dessa solução possibilita a digitalização de processos, reduzindo custos de impressão, logística e espaço de armazenamento e agilizando a rotina administrativa da companhia. A assinatura de um contrato, por exemplo, torna-se rápida. Com apenas alguns cliques, negócios podem ser formalizados, mesmo sem a presença física do signatário.

     Tal avanço aplica-se a todas as empresas, de todos os portes e setores de atividade, da indústria à prestação de serviços, abrangendo a saúde, educação, advocacia, contabilidade, sistema financeiro e agronegócio. 

     Como se vê, a tecnologia é parceira das empresas e profissionais nesta era de transformações fulminantes, de transição à Quarta Revolução Industrial. Apenas é preciso lembrar, sempre, como ocorreu nas três anteriores, que o ser humano continua sendo o sujeito e protagonista das mudanças. 


*Roni Franco é Diretor Administrativo da Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil.