Sala de Imprensa


Tecnologia a favor da saúde: veja como tornar seu hospital 100% digital

18/10/18 14:28:49

A Transformação Digital já se tornou conhecida e necessária para a busca de melhores serviços aos clientes e para aprimorar a relação entre hospitais, médicos e prestadores de serviços. Tornou-se, também, grande aliada no objetivo de melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos.

O segmento obteve grande avanço com a implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e, agora, tem à sua disposição uma gama de soluções que agilizam o atendimento, asseguram a autenticidade das informações, evitam fraudes e possuem respaldo legal e jurídico. 
 
Para o diretor de Negócios Corporativos da Certisign, Henri Sternberg, a demanda é crescente e alinhada com o objetivo das instituições em conquistar as certificações da área, como a HIMSS (Healthcare Information Management Systems Society) – que visa melhorar os processos de saúde em qualidade, segurança, relação custo-eficácia e acesso. 

Para isso, segundo ele, hospitais, clínicas e laboratórios podem aplicar o conceito da indústria 4.0 em suas rotinas por meio da integração de múltiplas tecnologias no HIS (Health Information Systems), tais como assinatura digital e eletrônica, biometria, entre outras. "A transformação digital já é um realidade para o setor. Hoje, é possível oferecer um atendimento 100% sem papel: da recepção à alta do paciente. E, ao mesmo tempo, garantir segurança nos processos e conformidade com os órgãos reguladores".  

Paperless

Stenberg explica em linhas gerais como é possível adotar um atendimento sem papel em instituições de saúde. "Tudo começa com a integração de tecnologias no HIS do hospital. A partir daí é possível oferecer um estação de autosserviço para o próprio paciente se identificar na recepção, assinar termos e guias; integrar a assinatura digital ao PEP para que todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento possam se comunicar e dar andamento ao protocolo sem ter que imprimir a documentação para assinar e solicitar a medicação, por exemplo. Nesse modelo de atendimento, toda a  interação do paciente passa a ser registrada eletronicamente, garantindo inúmeros benefícios, como eficiência operacional, segurança no registro e armazenamento de dados, sustentabilidade, entre outros". 
  
Todas essas tecnologias serão abordadas no detalhe nos dias 23 e 24 de outubro, em um dos principais eventos do setor de saúde. O Philips Connect Day reunirá, na FecomercioSP, executivos e representantes de organizações do segmento e da área de TI para discutir as principais tendências, inovações, resultados e boas práticas na gestão clínico-assistencial, administrativo-financeira, operacional e de tecnologia da informação.

SERVIÇO
Certisign no Philips Connect Day
Data: 23 e 24 de outubro
Local: FecomercioSP (R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista)
Inscrições: www.philipsconnectday.com.br 

Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 22 anos e experiência no segmento de saúde, realizou a migração dos processos físicos para o digital em diversas instituições, como: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Hospital Infantil Sabará (SP), Hospital Samaritano (SP), Hospital São Camilo, Hospital Regional de Cotia e Hospital Geral de Itapecerica da Serra. Está  entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC -, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners.