Sala de Imprensa


SENAI-CE reduz tempo de entrega de certificados de conclusão de 30 para 5 dias

14/12/18 10:29:21

As empresas, públicas e privadas, estão cada vez mais digitais. Seguindo essa tendência, as instituições de ensino também estão se modernizando. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE), por exemplo, migrou o processo físico de assinatura dos certificados de conclusão de curso para o digital por meio de uma parceria com a Certisign, que desenvolveu o Portal de Assinaturas SENAI-CE. Essa tecnologia permite que esses e outros documentos possam ser assinados por meio do Certificado ICP-Brasil, com agilidade, validade jurídica e sem caneta e papel. Em 12 meses, foram assinados mais de 20 mil certificados.  
 
Com essa mudança de processo, o SENAI-CE reduziu o tempo para a disponibilização do documento a seus estudantes. "A entrega de um certificado, incluindo todas as etapas (impressão, manuseio e disponibilização), passou de 30 dias para 5. Isso porque a assinatura manuscrita de 500 certificados, que demandava, em média, de 3 a 4 horas, agora, é realizada digitalmente em minutos", explica Tatiana Holanda Magalhães, Secretária Acadêmica do SENAI-CE.

Além da entrega mais rápida, o documento também se tornou mais seguro, como explica Maria Teresa Aarão, Diretora de Inovação em Novos Produtos e Mercados da Certisign. "Por meio da assinatura digital o documento fica protegido contra fraude por conta do Certificado ICP-Brasil".  

Redução de custos e sustentabilidade

Tatiana destaca, ainda, os ganhos financeiros e para o meio ambiente proporcionados pela adoção da assinatura digital, já que houve uma redução de 80% no consumo de papel. 

“Alguns alunos ainda solicitam a versão impressa, mas isso deve diminuir gradativamente, pois realizamos um trabalho de conscientização em todas as turmas divulgando os benefícios da versão digital", complementa. 
 
Sobre a Certisign

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 locais de atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 22 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC-, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Mais informações: www.certisign.com.br.
 
Sobre o Senai-CE

Fundado nacionalmente em 1942, O SENAI é fruto de estudos realizados pelo então presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Dr. Euvaldo Lodi, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo economista Valentim Rebouças. A instituição surgiu como solução para o ensino profissional destinado à indústria. Hoje, é uma das mais respeitadas entidades de educação profissional e inovação tecnológica do Brasil, sendo referência em qualidade e credibilidade. Mais informações www.senai-ce.org.br.