Sala de Imprensa


Retificação on-line do IR já pode ser feita

08/05/17 11:39:41
Os contribuintes já podem verificar e corrigir on-line possíveis erros de preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017, ano-base 2016. Para isso, é preciso acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), do Portal da Receita Federal do Brasil. A autenticação pode ser feita de duas maneiras: com um Certificado Digital ICP-Brasil e-CPF, também chamado de Identidade Digital, ou com um código de acesso que é gerado pelo próprio site.
 
"Todos os contribuintes podem realizar a retificação on-line usando o Certificado Digital, mesmo aqueles que não o usaram para enviar a declaração pré-preenchida. É importante lembrar que a declaração retificadora deve conter todas as informações antes declaradas, com as alterações e exclusões, assim como os dados adicionados, se for o caso", explica Leonardo Gonçalves, Diretor de Varejo e Canais da Certisign. 
 
Exceções
De acordo com informações do site da Receita, em alguns casos, a retificação on-line não é permitida, por exemplo: quando é necessária correção de informações referentes a atividade rural, ganhos de capital, ganhos de capital em moeda estrangeira ou renda variável. Nessas situações, é necessário usar o modelo tradicional. Mais informações podem ser conferidas no portal do órgão
 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.900 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Mai/17

Segmento: Certificado Digital