Sala de Imprensa


Pioneira: Certisign amplia emissão de Certificado Digital à distância

01/03/21 00:00:00

A Certisign, IDtech especializada em identificação e segurança digital, já está emitindo Certificado Digital à distância aos solicitantes que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa possibilidade está em conformidade com a Instrução Normativa nº 05, publicada em 22 de fevereiro de 2021, que entrou em vigor, hoje, 1 de março. 

Anteriormente, a emissão do Certificado Digital por videoconferência estava somente disponível aos requisitantes que tinham dados biométricos previamente cadastrados, para assegurar a autenticidade da identidade. Com a publicação da Instrução Normativa, essa possibilidade se expande aos titulares da CNH, que têm os dados cadastrados no Denatran, base consultada para uma das etapas de conferência da identidade do solicitante. 

“Levando em consideração o cenário de pandemia, circulação parcialmente restrita e, em alguns casos, total, a emissão à distância é, sem dúvida, um passo importante para a manutenção da economia e da vida. Empresas podem continuar suas atividades, médicos podem prescrever e solicitar exames on-line respaldados pela telemedicina e o uso do Certificado para assinar as requisições, empreendedores podem formalizar seus negócios e emitir notas. E nós, e nossa rede, podemos atender todos remotamente. Tudo com segurança, sem sair de casa”, explica Bruno Portnoi, diretor de Marketing e Vendas da Certisign.

Experiência do cliente

Segundo Portnoi, a ampliação do atendimento à distância atende também a demanda das pessoas que não estão no grupo de risco e em regiões menos afetadas pela pandemia. “O mundo está cada vez mais digital. Basta observar o nosso dia a dia: nós queremos praticidade, resolver tudo rápido e ter segurança para realizar serviços na internet. E o Certificado, como viabilizador e facilitar dessas ações, também tem que ser fácil de ser adquirido, desde que sejam observadas e preservadas as questões de segurança de emissão, como neste caso. Sem dúvida, é um grande passo. Trabalhamos arduamente para disponibilizar isso aos nossos clientes, e conseguimos”.