Sala de Imprensa


Identificação Digital será debatida no maior evento de Gestão Pública do país

17/09/19 14:58:00

A Certisign, maior Autoridade Certificadora do Brasil, participa do 47º Seminário de TIC para a Gestão Pública (Secop), promovido pela Abep (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), que será realizado de 25 a 27 de setembro, em Brasília. 

A companhia mostrará na ocasião as soluções de Certificação Digital, assinatura eletrônica e biometria aplicadas na realidade dos serviços públicos, para melhorar a eficiência dos processos administrativos e proporcionar conveniência aos cidadãos. 
Segundo Leonardo Gonçalves, diretor comercial da Certisign, o uso destas tecnologias, de maneira isolada ou híbrida, permite a ampliação de serviços, como os do segmento financeiro – especialmente o da linha de crédito. “Isso é possível porque, ao adicionar no processo de identificação tecnologias que garantem e autenticidade, reduz-se o risco de fraude. O banco consegue ter a certeza de que quem está solicitando o crédito é quem realmente diz ser, tanto no digital, como no presencial”. 

Outro setor que poder ser favorecido, especialmente pela tecnologia biométrica, é o de benefícios sociais. “É possível fazer a prova de vida por meio de um sistema chamado liveness detection, que utiliza como base a biometria. Além de reduzir a fraude, promove comodidade ao cidadão, que pode realizar esse processo a distância diretamente do celular, melhorando a eficiência dos órgãos responsáveis pela disponibilização do benefício e, mais uma vez, diminuindo o risco de fraude”.  

O executivo ainda garante que mesmo nos atendimentos presenciais, a identificação biométrica, no caso de impressão digital, também pode facilitar a vida do cidadão e de quem oferece o serviço. “E o mais importante é que essa identificação pode ser realizada, com toda segurança, utilizando apenas tela de smartphone. Ou seja: não há a necessidade de investir em equipamentos de alta complexidade”. 

Para finalizar, ele ressalta que a transformação digital, bem como o aumento da eficiência no atendimento ao cidadão, podem ser conquistados por meio da adição de tecnologias que garantam a autenticidade nas transações, reduzindo assim o risco de fraudes e desencadeando uma série de benefícios – como redução de custos, melhora da eficiência, comodidade ao cidadão e sustentabilidade.   

Sobre a Certisign

A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital. Presente em todo território nacional e no exterior, com mais de 1.800 Locais de Atendimento, já ultrapassou a marca de 10 milhões de Certificados Digitais emitidos. Desde 1996, atende pessoas físicas e companhias de grande relevância no país. Está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País" e “Empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da DOM StrategyPartners, e é a única Autoridade Certificadora a possuir a ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ).