Sala de Imprensa


Faltam menos de 30 dias: CPF Digital facilita a entrega do IR

05/04/16 13:26:17
Faltam menos de 30 dias para terminar a temporada de entrega da declaração do Imposto de Renda 2016, ano-base 2015. O prazo final é no dia 29 de abril, e os contribuintes que possuírem o CPF Digital, ou seja o Certificado Digital que corresponde a versão eletrônica do CPF, tem facilidades. 
 
Uma delas é a declaração pré-preenchida. Para estar elegível a essa possibilidade é necessário, além de ter o Certificado Digital, que a última declaração enviada pelo contribuinte não esteja na malha fina e não tenha sofrido alteração pela malha. É preciso também ter apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2015 (ano-calendário de 2014) e que a Receita já tenha recebido as informações das fontes pagadoras no momento da importação do arquivo.
 
A declaração pré-preenchida ajuda o contribuinte a não cometer erros e, consequentemente, a cair na malha fina, já que é preciso apenas conferir os dados de despesas e deduções e, se necessário, corrigir as informações.
 
Outra facilidade é a possibilidade de preencher a declaração on-line, diretamente do site da Receita Federal do Brasil. Ou seja, a declaração pode ser finalizada de qualquer máquina, já que ela estará arquivada na “nuvem”.
 
O Certificado Digital ainda promove outros benefícios, como verificar informações sobre as fontes pagadoras, antes de declarar o IR; obter a declaração do ano anterior; regularizar no mesmo dia a situação com a Receita Federal em caso de malha fina; eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo da declaração; retificar pagamentos; imprimir comprovantes; entre outros.
 
Vale a pena comprar o Certificado Digital para o IR?
 
Sim, de acordo com Leonardo Gonçalves, Diretor de Varejo e Canais da Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina. Ele esclarece que o CPF Digital também pode ser utilizado em outras aplicações. "O Certificado Digital pode ser usado, por exemplo, para assinar documentos com validade jurídica na esfera eletrônica, sem a necessidade de papel e autenticação adicional".
 
Preço diferenciado
Para facilitar a vida do contribuinte com a entrega da declaração do Imposto de Renda, a Certisign reduziu o preço do CPF Digital, com validade de 3 anos, armazenado no Cartão, de R$ 280, por R$ 200. A oferta está disponível apenas no link www.certisign.com.br/ir.
 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.600 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Abr/16

Segmento: Certificado Digital