Sala de Imprensa


Está cada vez mais fácil declarar o Imposto de Renda

08/03/18 16:29:12

Julio Cosentino

Está cada vez mais simples fazer a declaração do Imposto de Renda, especialmente para quem tem Certificado Digital. Esse é um importante aliado no período de acertos de contas com o Leão, porque proporciona algumas facilidades.


O Certificado Digital ICP-Brasil de pessoa física, também chamado de CPF Digital, permite que o contribuinte receba a declaração pré-preenchida, disponibilizada pela Receita Federal. Os benefícios são muitos. O primeiro deles é a comodidade e minimização da possibilidade de erros, já que os dados vinculados ao CPF são transmitidos automaticamente. É preciso apenas verificar se as informações estão corretas e se é necessário corrigir ou acrescentar algum dado. 


     Outras vantagens significativas propiciadas pelo Certificado Digital no Imposto de Renda são as seguintes: é possível verificar informações sobre as fontes pagadoras; obter a declaração do ano anterior; regularizar no mesmo dia a situação com a Receita Federal caso caia na Malha Fina; eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo da declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia); obter cópias das suas declarações; e retificar pagamentos, além de imprimir comprovantes.


     Para tudo isso, porém o Certificado Digital precisa estar dentro do seu prazo de validade. A renovação pode ser solicitada no site da Autoridade Certificadora (AC) de sua preferência. E quem ainda não tem, o Imposto de Renda 2018 ano-base 2017 enseja uma boa oportunidade de se obter o CPF Digital. Para isso, basta escolher uma AC credenciada pela ICP-Brasil e solicitá-lo. Há formatos diversos: armazenamento no computador, na mídia (Cartão ou Token) ou em dispositivo móvel (celular ou tablet), também chamado mobileID. 

    Vale dizer que o investimento é baixo: por menos de R$1 por dia é possível ter um Certificado e ele pode ser usado em mais outras duas mil aplicações. Entre elas, solicitar a CNH Digital pela internet, assinar documentos sem papel e sem caneta e realizar uma série de serviços exclusivos no site da Receita. Para aqueles que tem empresa, vale ainda mais a pena, pois ele pode ser usado para o envio das informações do eSocial, que a partir de julho englobará as companhias de todos os portes. 
Julio Cosentino é vice-presidente da Certisign, a Autoridade Certificadora líder na América Latina, e presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).