Sala de Imprensa


Especialista em Segurança Digital dá dicas sobre como se proteger de Phishing

04/06/14 08:13:21
Phishing, traduzido do inglês para o português "Pescaria". Este é o nome dado a um tipo de fraude eletrônica que utiliza, principalmente, e-mail, SMS e réplicas de sites, para "pescar" informações pessoais, como dados de Cartão de Crédito e senhas, na web.
 
O grande chamariz para atrair os clientes são ofertas extremamente diferenciadas enviadas, geralmente, por e-mail. Ao clicar, o internauta é remetido a réplicas de sites de famosas lojas virtuais. Por isso, o consumidor que não se atentar, pode cair em uma tremenda roubada. A boa notícia é que, de acordo com o Diretor de Tecnologia da Certisign, especialista em Segurança Digital, Mauricio Balassiano, não é difícil para o internauta se proteger deste tipo de golpe. 
 
Veja alguns cuidados:
 
1)

Mesmo que a oferta venha de um site amplamente conhecido, ao acessá-lo confira a URL. Use um site de busca verifique se existe mais de um endereço. 

 
2)

Verifique se a página possui Selo de Segurança. Este é o único Selo que atesta que o site é confiável para transações e inserções de dados;

 
3)

Se sim, clique sobre o Selo de Segurança, que geralmente fica fixado no rodapé da página do site e verifique se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página que você está;

 
4)

Verifique se existe um cadeado fechado na barra do navegador;

 
5)

Observe se existe a letra "S" no endereço do site, ou seja, HTTPS.

 
"Estes são os sinais dos sites protegidos pelo Certificado Digital SSL, que criptografa as informações em tráfego e atesta a legitimidade da empresa que oferece o serviço. Garantias necessárias e fundamentais para finalização de compras e inserção de dados pessoais na Internet. Na prática, são recursos que transformam pesquisas de preço em compras. É bom para quem vende e para quem quer usufruir das vantagens das compras online sem correr riscos", explica Balassiano. 
 
Sobre os Selos de Segurança, o especialista completa: ¿É preciso ter atenção. É importante clicar e verificar se por trás daquela imagem existe, de fato, um Certificado Digital válido emitido por uma Autoridade Certificadora reconhecida e confiável¿.
 
 
Sobre a Certisign

A Certisign é precursora da certificação digital na América Latina e já emitiu ao longo dos seus 17 anos de atividade mais de 5 milhões de certificados digitais. Líder do segmento está presente em todos os estados do país e conta com mais de 1.000 pontos de atendimento no Brasil.

 
A empresa possui uma unidade de negócios especializada no desenvolvimento de produtos e soluções para pequenas, médias e grandes empresas, que buscam integrar a certificação digital no dia a dia, para assim permitir que sejam desfrutados os benefícios da tecnologia com a confiança necessária para atuar no mundo digital. Para mais informações, acesse www.certisign.com.br
 
 
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299            e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Mai/14
 
 
 

Segmento: Certificado Digital SSL