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eSocial exigirá o uso do Certificado Digital para o envio das informações

05/02/14 09:17:30
O eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhalistas -, que vai unificar o envio das informações do empregador, em relação aos empregados, inclusive os domésticos, exigirá o Certificado Digital para a transmissão dos dados. A regra se aplica aos empregadores com a partir de dois funcionários. Para os demais, será possível acessar o sistema por meio do código de acesso. 
 
Este controle visa garantir o sigilo das informações inseridas no portal. De acordo com informações do site eSocial.gov, "nenhum empregador poderá acessar informações de outro e não será permitido o acesso a nenhuma outra pessoa física ou jurídica às informações, a não ser aos órgãos e entidades que participam do projeto e possuem competência legal para exigir e acessar as informações.". 
 
Os benefícios do programa 
 
As empresas, em médio prazo, terão uma redução de custos e de tempo, já que o sistema tornará tudo integrado e facilitará na hora da busca por informações. Já para os empregados, a principal vantagem é que todas as normas e leis precisarão ser cumpridas, o que garantirá direitos, como questões relacionadas às férias, além de poder verificar todas as informações da vida profissional, apenas com o número do CPF. 
 
Outras aplicações do Certificado Digital
 
Quem tiver que adquirir o documento eletrônico para atender o eSocial ou já tiver o Certificado, pode utilizá-lo em outras aplicações. "O Certificado Digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico", explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign. 
 
A empresa disponibiliza na internet uma cartilha sobre assinatura digital, que explica o conceito, os benefícios e como utilizar o Certificado para esta finalidade. Para baixar, basta acessar a seção Guias Gratuitos, do site da Certisign
 
Como adquirir o Certificado Digital
 
A solicitação do Certificado Digital deve ser feita para uma Autoridade Certificadora habilitada a emitir o Certificado no padrão ICP-Brasil, exigência do sistema eSocial. A Certisign é uma opção. A empresa trouxe a Certificação Digital para o Brasil há 17 anos e, hoje, é a líder do segmento da América Latina. Entre as facilidades oferecidas estão os mais de 1.000 Pontos de Atendimento.  O site para solicitar o documento é www.certisign.com.br. 
 
 
Sobre a Certisign
 
A Certisign é precursora da certificação digital na América Latina e já emitiu ao longo dos seus 17 anos de atividade mais de 5 milhões de certificados digitais. Líder do segmento está presente em todos os estados do país e conta com mais de 1.000 pontos de atendimento no Brasil.
 
A empresa possui uma unidade de negócios especializada no desenvolvimento de produtos e soluções para pequenas, médias e grandes empresas, que busca integrar a certificação digital no dia a dia, para assim permitir que sejam desfrutados os benefícios da tecnologia com a confiança necessária para se atuar no mundo digital. Para mais informações, acesse www.certisign.com.br
 
 
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Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Jan/14
 

Segmento: Certificado Digital