Sala de Imprensa


Em meio à pandemia, Certisign amplia serviço de renovação totalmente on-line dos Certificados Digitais

13/04/20 11:19:00

Com o intuito de desacelerar e reduzir os índices de infecção do novo Coronavírus no país, diversos governos estaduais decretaram que estabelecimentos (exceto aqueles que fornecem produtos ou serviços essenciais) fechassem as portas temporariamente, fazendo jus à determinação da quarentena. Entretanto, apesar das ruas vazias, muitas empresas continuam funcionando normalmente com colaboradores em home office – ou, mesmo que estejam inoperantes no momento, ainda têm de continuar relacionando-se com o fisco ou assinando documentos e contratos. 

Diante deste cenário, a Certisign, a maior Autoridade Certificadora do País, tornou possível a renovação de Certificados Digitais totalmente on-line. Com esta medida, tanto os titulares dos Certificados Digitais de Pessoa Física, como Jurídica poderão fazer todo o processo de renovação sem sair de casa, em segurança, desde que o Certificado Digital deles seja elegível a este processo.
“Poupar clientes e colaboradores de saírem de suas casas neste momento crítico tem sido uma prioridade para nós, ao mesmo tempo em que entendemos que pessoas e empresas continuam precisando dar continuidade em suas rotinas, sem colocar em risco a saúde de seus colaboradores e negócio”, comenta Gustavo Klein, Gerente de Comunicação e Customer Experience da Certisign.

Assinatura à distância

Segundo Klein, as empresas podem aproveitar este momento, também, para ampliar o uso do Certificado Digital. “Muitos empresários e empreendedores não sabem, mas o Certificado pode ser usado para assinar documentos à distância. Ele funciona como uma assinatura de próprio punho com valor jurídico previsto na legislação, mas, para isso, ele precisa estar válido. Ou seja: negócios podem continuar sendo fechados mesmo sem a presença física e sem vai e vem de documentos. Com o uso do Certificado, tudo é realizado on-line”.