Sala de Imprensa


Digitalização de contratos aumenta eficiência no segmento de saúde

05/06/19 12:27:38

As operadoras de planos de saúde estão modernizando seus processos para lidar de modo mais eficiente com o grande volume diário de documentos e contratos. A Unimed Presidente Prudente, uma das principais instituições do setor, aderiu à tendência ao transferir seu sistema de assinatura de contratos com os beneficiários para o digital implantando o Portal de Assinaturas Certisign. 
  
A mudança acarretou imediata redução no tempo necessário para a formalização dos contratos, maior segurança e diminuição nos custos relacionados ao processo de assinatura manuscrita, conforme explica Alisson Kuhn, gerente de Qualidade e TI da Unimed Presidente Prudente. 

“Ao aderir a essa tecnologia, a Unimed aumentou a quantidade de documentos rubricados digitalmente, permitindo que todas as divisões da empresa tenham acesso aos contratos assinados imediatamente, o que antes não era possível ser feito em menos 15 dias Hoje, os documentos estão disponíveis para consulta em poucas horas depois da assinatura digital”. 
 
A migração para esse meio permitiu, ainda, uma redução expressiva no custo de armazenamento, impressão e dos documentos – em torno de 80% –, evitando, também, o risco de extravio das certidões. Até então, a guarda da documentação era de responsabilidade de uma empresa terceirizada. 
  
O executivo aponta outro benefício obtido com a alteração: satisfação dos clientes. “Ao permitir a consulta online a todos os documentos assinados, a empresa evita deslocamentos desnecessários para a obtenção das certidões, além de oferecer um serviço de maior qualidade”. 

Quando o assunto é segurança, Kuhn também destaca o que melhorou neste quesito. “Com o fim da necessidade de tramitar documentos no meio físico, as informações sobre os beneficiários ficam ainda mais seguras e menos expostas”, acrescenta.

A tecnologia por trás

Todas as assinaturas envolvidas nos processos mencionados são feitas por meio de um Certificado Digital chancelado pela ICP-Brasil, o que garante incontestável validade jurídica pela legislação brasileira. 

O Portal de Assinaturas, plataforma de assinatura digital da Certisign utilizada na Unimed Presidente Prudente, é integrável a sistemas internos de companhias de diferentes segmentos. 

Sobre a Certisign


A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital. Presente em todo território nacional e no exterior, com mais de 1.800 Locais de Atendimento, já ultrapassou a marca de 10 milhões de Certificados Digitais emitidos. Desde 1996, atende pessoas físicas e companhias de grande relevância no país. Está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País" e “Empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da DOM StrategyPartners, e é a única Autoridade Certificadora a possuir a ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ).