Sala de Imprensa


Dia dos Pais: desconfie de promoções boas demais na internet

20/07/19 16:53:00

O Dia dos Pais está chegando e, coincidentemente, a comemoração acontece junto com as liquidações de inverno, um cenário perfeito para os ataques de Phishing, pois o consumo neste período aumenta e os consumidores, em busca de promoções e presentes, por vezes, não se atentam a questões importantes, como a da segurança dos sites. 

Mas o que é Phishing?

É um golpe no qual criminosos fazem cópias de sites famosos e enviam e-mails com ofertas inacreditáveis aos consumidores para roubar dados pessoais e financeiros. Para não cair nesta armadilha, bastam alguns cuidados. “Recebeu um e-mail? Avalie o remetente para ver se não tem pequenos erros na composição, pois isso pode indicar um possível ataque de phishing. Avaliou e o e-mail e parece ok? Tudo bem. Mas ao clicar na oferta, veja se o site de direcionamento é autentico e, portanto, protegido por um Certificado SSL”, orienta Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação da Certisign, empresa especializada em Identificação Digital. 

Como identificar um site seguro?

Segundo Zuccarelli, para saber se o site no qual você está pensando comprar o presente do Dia dos Pais possui esse Certificado, basta ficar atento a alguns detalhes, como: um cadeado fechado no lado esquerdo do browser, a existência da letra S ao final da extensão “HTTP”, ficando “HTTPS”, e o selo de segurança no rodapé e/ou tela de finalização de compra, como o do Site Seguro.  “O Certificado SSL garante, por meio da criptografia de dados, uma comunicação segura entre o servidor da loja e o do computador do cliente, garantindo assim a autenticidade do site e um ambiente protegido contra a interceptação de informações”. 

Tem que clicar

Entrou na página, conferiu os sinais? Ainda assim o internauta deve clicar no cadeado ou no selo de segurança para checar se o Certificado SSL foi, realmente, emitido para o site em questão. “Não é raro, em ataques de Phishing, a cópia do site apresentar meramente a imagem do selo de segurança, dando a falsa impressão de um ambiente seguro. Por isso, recomenda-se o clique e a verificação das informações do SSL”. 

Sobre a Certisign

A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital. Presente em todo território nacional e no exterior, com mais de 1.800 Locais de Atendimento, já ultrapassou a marca de 10 milhões de Certificados Digitais emitidos. Desde 1996, atende pessoas físicas e companhias de grande relevância no país. Está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País" e “Empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da DOM StrategyPartners, e é a única Autoridade Certificadora a possuir a ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ).