Sala de Imprensa


Contabilidade melhora ambiente de negócios

17/04/19 00:00:00

     Leonardo Gonçalves*


O Dia do Profissional da Contabilidade, 25 de abril, é uma data importante não apenas para a categoria, mas também para as empresas e as pessoas que utilizam seus serviços. Em todas as frentes de atuação, ele presta relevante suporte à sociedade, contribuindo para a gestão e transparência das empresas, facilitando a vida de milhões de brasileiros e ajudando a construir um ambiente de negócios mais propício.

Seja na atividade de elaboração de balanços contábeis, auditoria independente ou consultoria, o Profissional da Contabilidade está ajudando o Brasil a recuperar a confiança e a credibilidade. Compliance e lisura, dois conceitos diretamente ligados ao seu trabalho, são muito valorizados mundialmente e, de modo mais particular, em nosso país, que segue firme na luta contra a corrupção e fraudes. 

Algo que evidencia de modo claro o significado do Profissional da Contabilidade é o caráter preventivo de sua atuação, o qual evita que possíveis equívocos sejam incorporados aos balanços financeiros das corporações. 

Além disso, eles exercem uma função social, orientando gestores das empresas e também as pessoas físicas na condução e organização de suas finanças – missão fortemente alinhada aos propósitos de fomentar o desenvolvimento de nosso país sobre sólidas bases de compliance.   

 Tudo isso com o respaldo da tecnologia, como a Certificação Digital ICP-Brasil, que viabiliza as transações no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e tantas outras atividades, como a assinatura de documentos, emissão de notas, comunicação com a Receita, com a garantia da autenticidade e validade jurídica.

E, por falar em tecnologia, vale destacar que eles são os principais incentivadores do uso do Certificado Digital e disseminam os benefícios de utilizá-lo, mostrando que acompanham a evolução dos processos do mundo físico para o digital. Eles estão sempre à frente para atender a sociedade da melhor forma possível. 

Segundo dados atualizados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil tem 517.851 profissionais ativos. É uma categoria que tem contribuído bastante para o avanço do País, fazendo sua parte para a recuperação de nossa economia e para que a confiança, transparência e credibilidade se tornem cada vez mais presentes na vida de todos os brasileiros. 
E é por isso que não é somente no dia de hoje que este profissional deve ser lembrado. O Profissional da Contabilidade deve ser valorizado e referenciado sempre. 

*Leonardo Gonçalves é diretor Comercial da Certisign