Sala de Imprensa


Como transformar os processos da sua empresa por meio de APIs

19/05/17 11:31:48
A transformação digital nunca foi tão discutida entre os tomadores de decisão das empresas. Neste contexto, o investimento em tecnologia é fundamental e a boa notícia é que o custo não é alto e não há necessidade de mudar a infraestrutura tecnológica dos sistemas, basta integrar serviços por meio de Interfaces de Programação de Aplicativos, mais conhecidas como APIs. 
 
Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign, explica que processos como o de assinatura de documentos podem ser facilmente migrados para o digital por meio de uma simples integração de API. "Basta que a empresa escolha o tipo de assinatura, que pode ser digital ou eletrônica, e a aplicação é inserida no sistema. Depois, é só definir os fluxos de acordo com as regras de negócio".
 
Entenda a diferença 
 
Assinatura digital - gerada a partir do uso de um Certificado Digital ICP-Brasil, tem valor jurídico semelhante ao da assinatura manuscrita, assegurado pela legislação brasileira.
 
Assinatura eletrônica - gerada a partir da grafia de uma assinatura, tem valor legal e eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas (foto, geolocalização, vídeo etc.). 
 
"Ambas as opções promovem celeridade, eficiência operacional, digitalização e redução de custos às empresas, porque eliminam o uso do papel, a necessidade de mensageiros/portadores, manuseio e armazenamento físico. Tudo é realizado no meio eletrônico, com poucos cliques, inclusive a assinatura de lotes de documentos". 
Outros processos que podem ser migrados para o digital por meio de APIs são: cadastro de clientes, aceites de propostas, verificação de identidade e análise de fraude.
 
"Esses exemplos se aplicam a processos que demandam o envio de informações críticas e comprovação de identidade.", complementa Maria Teresa. 
Transformação Digital em pauta
 
O tema será discutido no evento APIX, que será realizado no dia 30 de maio, em São Paulo. Na ocasião serão debatidos assuntos em torno dos negócios digitais e estratégias de APIs focadas em inovação. A Certisign é uma das empresas participantes. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.900 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Mai/17

Segmento: Institucional