Sala de Imprensa


Certisign lança primeiro Certificado Digital exclusivo para o Microempreendedor 

21/05/20 13:00:00

A Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil, lança o primeiro Certificado Digital exclusivo para o Microempreendedor Individual – MEI. Trata-se de um Certificado e-CPF na nuvem, com validade de 12 meses, uso ilimitado e preço diferenciado: R$48 ou R$ 4 mensais.

Segundo Leonardo Gonçalves, diretor de relações institucionais da Certisign, o e-CPF para MEI tem as mesmas funcionalidades do Certificado de Pessoa Física comum, com as vantagens de ser armazenado na nuvem, permitir o uso em diversos computadores, entre outras características. “Como pioneiros no setor, temos o compromisso com a massificação do Certificado e apoio à ampliação dos serviços digitais, e essa iniciativa reflete isso. O Brasil tem mais de 10 milhões de MEIs que precisam entrar na era digital. A inclusão tecnológica, somada a outra ações, é fundamental para que eles tenham mais tempo para desenvolverem os seus negócios e, com isso, participarem ainda mais efetivamente da movimentação da economia do nosso país”.  

Onde e como o MEI pode usar o Certificado Digital e-CPF

Por meio do Certificado Digital e-CPF MEI, é possível assinar documentos (como Pessoa Física), como contratos e procurações, pela internet e com validade jurídica. Também, pode-se resolver pendências no Portal da Receita Federal (e-CAC), bem como participar dos leilões on-line do órgão; fazer a declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade; usufruir dos serviços digitais que os governos estadual e federal oferecem, entre outros usos.

“Existem muitas aplicações que são compatíveis com o Certificado Digital e outras as quais devem surgir nos próximos meses devido as iniciativas do governo, que deseja digitalizar cada vez mais seus serviços para facilitar a vida dos cidadãos. E o Certificado é a única tecnologia que garante a autenticidade das operações realizadas pela internet. Em resumo: ele é o “RG” do meio eletrônico e funciona como assinatura de próprio punho”. 

MEIs em alta 

O crescimento microempreendedorismo no Brasil é uma realidade irrefutável. Segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, levantados no dia 25 de abril, o País já conta com o registro de mais de 10,016 milhões de MEIs, que representa uma alta de 10,6% na comparação com o final do ano passado (9,43 milhões).