Sala de Imprensa


Certisign desenvolve tecnologia para combater fraudes e proteger cidadão

25/05/16 11:38:28
A Certisign, por meio da Certibio, divisão de biometria, desenvolveu uma plataforma que comprova a identidade de pessoas a partir de informações derivadas de bases públicas, sem que para isso seja necessário ter acesso aos dados do cidadão e com total segurança contra violação ou interceptação de terceiros.
 
De acordo com o Igor Rocha, diretor da Certibio, isso é possível graças à tecnologia que emprega algoritmos matemáticos, os quais geram códigos únicos e indecifráveis e faz com que os dados sejam anonimizados. "Simplificando, para a comprovação da identidade, o sistema usa códigos que representam o número do documento, como o RG, e as imagens das impressões digitais. Ou seja, nenhum dado de identificação da pessoa é usado e ainda assim o sistema consegue validar a identidade”.
 
De acordo com Rocha, nem mesmo a Certibio enxerga os dados 'originais'. “É muito importante destacar que nenhuma informação em relação ao cidadão fica visível à Certibio, à loja ou ao banco quando ocorrer a consulta para validação biométrica de identidade. Após a confrontação da informação, o sistema comunica apenas três mensagens ao solicitante: ‘sim’ - o RG informado corresponde à digital; ‘não’ - o RG informado não corresponde à digital; ou ‘não consta’ – o RG informado não consta na base de dados”, acrescenta.
 
Como funciona na prática
 
Um cidadão solicita numa loja a abertura de um crediário. A loja insere no sistema o documento de identidade dele e coleta a digital. As informações são anonimizadas, transmitidas e confrontadas com os dados da base de referência, onde constam as informações do cidadão, também, em formato de códigos. A combinação deve coincidir para a comprovação da identidade ser positiva.
 
“É preciso que a segurança em relação aos dados fique muito bem esclarecida. Não haverá acesso a filiação, naturalidade, data de emissão, dentre outras informações constantes em um RG, porque os dados estão anonimizados. Por meio da consulta, apenas se saberá se a impressão digital, capturada ao vivo, no momento da transação, corresponde àquela que foi coletada quando o cidadão teve seu RG emitido, nada mais, já que nem mesmo a Certibio tem acesso aos dados”.
 
Ainda de acordo com o Igor, a tecnologia tem o propósito de proteger cidadãos e estabelecimentos contra a fraude de identidade, que é a porta de entrada para transações financeiras fraudulentas. "A partir desse sistema, os estabelecimentos têm mais um mecanismo para comprovar se o cidadão é realmente quem ele diz ser, barrando assim o uso indevido de documentos falsos. É bom para as empresas e também para os cidadãos, que estão suscetíveis o tempo todo a terem seus documentos falsificados".
 
Projeto de Lei 5276/2016
 
Este mês, a Câmara dos Deputados iniciou à tramitação do Projeto de Lei 5276/2016, que aborda o tratamento de dados pessoais, de pessoa física e jurídica. Segundo o decreto, o objetivo é “promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades de administração pública federal direta, autárquica e funcional sob a forma de dados abertos”. Além disso, o Projeto de Lei também visa proteger os direitos de liberdade e privacidade. Ou seja, será possível acessar dados que estejam acessíveis ao público, que foi gerado ou acumulado pelo governo e que não esteja sob sigilo ou restrição de acesso nos termos da Lei nº 12.527.
 
Perspectiva de adesão do mercado
 
A Certisign está otimista e não é para menos. No Brasil, há 27 Institutos de Identificação que possuem bases de dados biométricos confiáveis que podem ser usadas como referência utilizando a tecnologia da Certibio.
 
O Distrito Federal, por exemplo, já tem uma base de dados totalmente digital estimada de 5 milhões de documentos. Já São Paulo possui cerca de 10 milhões de registros digitais, ou, aproximadamente, 25% do total do Estado.
 
É bom para todos os envolvidos
 
Na prática, o sistema é benéfico para todos os envolvidos:
 
•             lojas, bancos etc. ganharão na medida em que poderão comprovar a identidade de seus clientes em segundos e, assim, evitar uma parcela considerável de fraudes. Com isso poderão reduzir custos com fraude e repassar essa redução aos preços para o consumidor;
 
•             o cidadão ficará protegido contra o uso indevido de seus dados e documentos de identificação em operações falsas como ocorre hoje. Por exemplo: se alguém tem acesso ao RG de uma pessoa, pode falsifica-lo e fazer compras ou abrir contas falsas em bancos. Com o sistema da Certibio, essa pratica é inibida, porque os códigos, no momento da validação da identidade, não coincidirão. A fraude de identidade causa prejuízos financeiros a milhares de pessoas todos os anos, sem contar que o cidadão precisa perder tempo e dinheiro para comprovar que não foi ele que cometeu as fraudes;
 
•             o governo também é outra ponta favorecida, diante da constatação de que essa passa a ser uma ferramenta de ajuda ao combate à fraude e crimes de estelionato. Uma tecnologia nova, 100% confiável.
 
A expectativa da Certisign é pela entrada da Certibio de forma prática no mercado nos próximos meses. Ela será a primeira iniciativa brasileira nesse sentido.
 
Sobre a Certibio
 
A Certibio é uma unidade de negócio da Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com foco exclusivo na validação da identidade por meio da tecnologia biométrica, a Certibio utiliza tecnologias avançadas de reconhecimento de voz, face, íris e impressão digital, de forma isolada ou combinada, para identificar inquestionavelmente e atender às empresas de todos os segmentos. Pioneira no Brasil, a Certibio traz o conceito BaaS (Biometrics as a Service), no qual as empresas contratam o serviço por meio de consultas e não precisam se adaptarem tecnologicamente para ter acesso às informações. Para mais informações, acesse www.certibio.com.br.
 
 
 
Informações sobre a Certisign
 
• A Certisign está presente em todos os estados do Brasil, onde conta com mais de 1.600 Pontos de Atendimento.
 
• Já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais.
 
• Entre os clientes estão as maiores empresas do Brasil dos segmentos financeiro, saúde, telecomunicação, energia e e-commerce.
 
• Está entre as 50 empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela DOM Strategy Partners, em 2014. Foram ouvidos mais de três mil consumidores e consultados releases, relatórios e informações de investidores.
 
• Está entre as 5 melhores empresas, do setor de Tecnologia, no ranking As Melhores do Middle Market. Essa lista tem como objetivo divulgar as empresas mais importantes para a economia do País, tanto pelos valores gerados, como pelos empregos que mantém.
 
 
 
Certisign
 
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
 
Jornalista: Marília Ramires
 
Tel.: (11) 98294-4299         e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
 
Jornalista responsável: Eleno Mendonça

Segmento: Certibio