Sala de Imprensa


Certisign apresenta solução de votação à distância neste domingo

12/11/20 00:00:00

A Certisign, especialista em soluções digitais, é uma das empresas que atendeu ao chamamento público do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para propor uma alternativa tecnológica que viabilizasse a votação on-line. A solução será apresentada neste domingo, 15 de novembro, no primeiro turno das eleições municipais, na seção instalada no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis, na cidade de São Paulo. 

Os testes serão monitorados pela Justiça Eleitoral e fazem parte do projeto Eleições do Futuro. Participarão os eleitores interessados que poderão testar a plataforma votando em candidatos fictícios diretamente de seus celulares. Marcelo Camara, Chief Artificial Intelligence Officer da Certisign, revela que a tecnologia desenvolvida pela empresa usa a biometria facial e criptografia, de ponta a ponta, para garantir a autenticidade, segurança e o sigilo do voto feito remotamente, além de ser totalmente auditável. “A plataforma é extremamente intuitiva, fácil de usar e não requer download de nenhum aplicativo. Com poucos cliques, o voto é concluído”.

Dinâmica

No domingo, os eleitores, que desejarem participar do teste, receberão o simulacro de uma carta que, numa situação real, seria enviada pelo TSE. Nela, constará um título de eleitor fictício, código de acesso e um QR code que leva à plataforma de votação. 

O voto é produzido e criptografado no dispositivo do eleitor e recebe uma assinatura digital. Em seguida, é enviado para uma infraestrutura na nuvem, na qual é armazenado e protegido, também, por criptografia. “Contudo, isso é transparente ao eleitor, que terá uma experiência sem fricção, rápida e simples”. 

O projeto Eleições do Futuro objetiva encontrar alternativas para evoluir o sistema eletrônico de votação adotado no Brasil desde 1996. O propósito é usar a tecnologia em favor do cidadão, permitindo o voto à distância. 

“A Certisign, em seu dever cívico, atendeu ao chamamento público do TSE para mostrar que, do ponto de vista tecnológico, já é possível viabilizar o voto remoto, com segurança e lisura”, salienta Camara. Ele relata que, ao tomar conhecimento da demanda, “desenvolvemos uma solução customizada às necessidades da Justiça Eleitoral, que embarcasse as mais robustas tecnologias de identificação digital disponíveis”.