Sala de Imprensa


Certificado vai garantir serviços digitais ao contribuinte no Piauí

17/05/17 10:35:59
O acesso ao Sistema Integrado de Administração Tributária (Siat), da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí, agora, deve ser feito exclusivamente por meio do Certificado Digital. A medida é divulgada desde setembro do ano passado, mas entrou em vigor ontem dia 16 de maio de 2017.
 
Todos os contribuintes com Certificado Digital poderão ter acesso aos serviços que a Secretaria disponibiliza por meio da sua Agência Virtual de Atendimento. A intenção, de acordo com o governo, é oferecer maior segurança aos usuários. O acesso será feito a partir de um credenciamento prévio com o uso do Certificado Digital junto com a aceitação do uso do novo Domicílio Tributário Eletrônico – DT-e, Caixa Postal oficial adotada pela Administração Tributária Estadual para envio de mensagens.
 
“O Certificado Digital garante a autenticidade das transações eletrônicas, por isso é cada vez mais exigido. Vale lembrar que o contribuinte também pode usá-lo para outras aplicações, como para formalizar contratos por meio de um portal de assinaturas. Com poucos cliques, documentos podem ser assinados, sem papel e caneta, mas com validade jurídica", explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign.
 
A medida alcança todos os contribuintes ativos no cadastro do ICMS, com exceção dos inscritos como MEI e os que recolhem o ICMS por estimativa. Quem não fizer a inscrição passará a ter considerada sua situação irregular. Para facilitar, o governo aceita representantes e contadores para a realização do credenciamento, desde que seja feita a procuração por meio eletrônico.
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.900 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Mai/17

Segmento: Certificado Digital