Sala de Imprensa


Certificado Digital traz novos benefícios para o preenchimento do IR

25/02/15 10:59:34
Este ano, todos os contribuintes que tiverem o Certificado Digital válido (cerca de dois milhões, de acordo com a Receita Federal do Brasil), além de terem acesso a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física pré-preenchida, também poderão salvar a declaração de forma online. Ou seja, a declaração pode ser finalizada de qualquer máquina, já que ela estará arquivada na ¿nuvem¿. 
 
O número de contribuintes que utilizaram a Certificação Digital na declaração do ano passado ainda foi bem pequeno ¿ menos de 1% das mais de 27 milhões recebidas em 2014 pela Receita Federal. Mas a expectativa é que este número aumente muito este ano, já que há mais uma novidade para quem usar a assinatura digital.
 
Para Julio Cosentino, vice-presidente da Autoridade Certificadora (AC) Certisign, a utilização do Certificado Digital para a entrega da declaração do IR não apenas agiliza e facilita o preenchimento. ¿Como a possibilidade de erros na hora da digitação dos dados é infinitamente menor, diminui, e muito, as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina da Receita¿.
 
Para ter acesso a estes benefícios, é preciso solicitar o Certificado Digital a uma Autoridade Certificadora habilitada a emiti-lo no padrão ICP-Brasil. E, como faz parte do processo de aquisição, há a necessidade de comparecer ao Ponto de Atendimento da AC para a apresentação da documentação obrigatória.
 
A Certisign, que trouxe a Certificação Digital para o Brasil há 18 anos e, hoje, é a líder do segmento da América Latina, está habilitada a emitir no padrão ICP-Brasil e ainda oferece mais de 1.400 Pontos de Atendimento. Além disso, o solicitante tem a possibilidade de contratar adicionalmente o serviço de validação externa do Certificado Digital. Isso significa que a empresa vai até onde o cliente desejar para que seja realizada a apresentação da documentação e a emissão do Certificado. 
 
Vale a pena comprar o Certificado Digital para o IR?
 
¿O documento eletrônico é um investimento, pois pode ser utilizado em diversas aplicações, não só para a entrega do IRPF. Ele é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico¿, finaliza Cosentino.
 
A empresa disponibiliza na internet uma cartilha sobre assinatura digital, que explica o conceito, os benefícios e como utilizar o Certificado para esta finalidade. Para baixar, basta acessar a seção Guias Gratuitos, do site da Certisign. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina, especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de Soluções Corporativas integradas à Certificação Digital para empresas de todos os portes. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 18, já emitiu mais de 6 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM Strategy Partners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299

e-mailmarilia.ramires@eastside23.com.br

Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Fev/15

Segmento: Imposto de Renda