Sala de Imprensa


Certificado Digital ajuda os contribuintes a sair da malha fina

23/04/18 13:34:37

Foi liberada pela Receita Federal a consulta a restituições do Imposto de Renda que ficaram retidas em malha fina entre 2008 e 2017. A expectativa do Fisco é que mais de 78 mil pessoas tenham recebam esse dinheiro. 

Para quem tem o Certificado Digital, o prazo entre o acerto das pendências com a Receita e o recebimento da restituição é muito mais curto, pois a ferramenta permite que o contribuinte corrija dados em tempo real, explica o diretor de Canais e Varejo da Certisign, Leonardo Gonçalves. 

“Com o Certificado Digital, o contribuinte consegue acompanhar o processamento da sua declaração em tempo real. É possível, por exemplo, identificar uma pendência que poderia levar aquela declaração para a malha fina e corrigi-la imediatamente”, salienta. 

Informe de Rendimentos

O executivo comenta ainda que com esse dispositivo o contribuinte consegue obter uma segunda via de informes de rendimentos que seriam utilizados na declaração, diminuindo ainda mais as chances de cair na malha. 

Acesso a declarações mais antigas e pré-preenchidas

O Certificado Digital permite ainda que o contribuinte acesse declarações com mais de cinco anos de envio. Quem utiliza essa tecnologia conta, também, com o recurso da declaração pré-preenchida.

“Nesse caso, o contribuinte precisa apenas informar seu CPF no sistema da Receita Federal para ter acesso a um documento pré-preenchido. Antes do envio, será preciso apenas confirmar os dados constantes no documento”, finaliza Gonçalves. 

Como adquirir o Certificado Digital

O contribuinte que deseja adquirir um Certificado Digital deve, primeiramente, conhecer as opções de armazenamento (token, smart card ou em dispositivo móvel) e validade do documento para escolher qual se adéqua às suas necessidades.  

Na Certisign, por exemplo, é possível adquirir esse produto por um valor acessível – menos de R$ 1 por dia. O processo de compra envolve a aquisição via internet e o comparecimento a uma Autoridade de Registro para a verificação dos dados pessoais informados. 

Fatores que costumam levar o contribuinte para a malha fina

Segundo dados da Receita Federal, os erros que mais costumam levar as pessoas para a malha fina são omissões em rendimentos tributáveis (caso de planos de previdência privada) e deduções equivocadas com gastos médicos. 

Pagamentos ou recebimentos de pensão alimentícia, gastos com educação e informes de dependentes também estão entre os motivos que mais retém declarações de Imposto de Renda. 

Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 locais de atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 21 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC-, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Mais informações: www.certisign.com.br.