Sala de Imprensa


Balcão de serviços digitais aos cidadãos pode se tornar realidade

19/05/17 11:32:19
Nos dias 30 e 31 será debatida, em São Paulo, a agenda pública de tecnologia da informação (TI), durante o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, o Conip. Entre as empresas participantes está a Certisign, que apresentará soluções para que órgãos públicos se tornem balcões de serviços digitais aos cidadãos por meio da tecnologia.
 
“É possível migrar alguns dos serviços públicos oferecidos no meio físico para o digital, transferindo a entrega e a assinatura de documentos para o meio eletrônico, com segurança e validade jurídica ou legal. Para isso, basta integrar a assinatura digital, gerada a partir do Certificado, ou a eletrônica, gerada a partir da grafia de uma assinatura", explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign.  
 
Aderência
De acordo com informações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, mais de 7 milhões de pessoas possuem Certificado Digital.  Já o número de smartphones ativos, que é essencial para a assinatura eletrônica, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), chega a 198 milhões.
 
Sobre a implementação, Maria Teresa explica que ambos os tipos de assinaturas podem ser integradas em sistemas novos ou legados por meio de códigos simples, que não interferem na infraestrutura tecnológica da aplicação. É possível ainda utilizar uma plataforma personalizada com as regras de assinatura e o visual do respectivo órgão
Balcão digital e seus benefícios
 
As vantagens atingem tanto quem oferece o serviço, como quem usufrui, pois o cidadão pode realizar serviços no meio eletrônico com agilidade, assim como o órgão inicia e finaliza um processo em instantes.  
 
"Basicamente funciona assim: o órgão define os documentos; o cidadão acessa o sistema do computador, celular ou tablet, faz o envio ou acessa um arquivo e o assina. O documento é finalizado e enviado aos interessados e pode ser armazenado em nuvem ou onde desejar. Tudo resolvido sem papel, caneta, portador, deslocamentos e armazenamento físico. Vale dizer que o sistema é inteligente e notifica os envolvidos a cada etapa", finaliza. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.900 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Mai/17

Segmento: Institucional