Sala de Imprensa


A partir de 4 funcionários, empresas devem acessar o Conectividade Social com Certificado

12/04/17 10:56:18
De acordo com a Circular nº 760, da Caixa Econômica Federal, todas as empresas que possuem ao menos quatro profissionais estão obrigadas a utilizar um Certificado Digital ICP-Brasil válido para acessar o Conectividade Social (www.conectividade.caixa.gov.br). Por esse canal eletrônico, as empresas realizam diversos serviços, como envio de arquivos Sefip (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), além de gerar as GRRF (Guias de recolhimento do FGTS), dentre outras ações.
 
De acordo com Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign, o uso do Certificado Digital não deve ser visto como uma obrigação, mas sim como um benefício. “O uso do Certificado garante a autenticidade da operação, coibindo fraudes. Outra vantagem é que ele pode ser usado para outras aplicações, como a assinatura de documentos", afirma.
 
Para acessar o Conectividade Social, o empregador precisa ter um Certificado e-PF, se for pessoa física, ou um e-CNPJ, se for pessoa jurídica. O sistema da Caixa é compatível com os modelos A1, A3 e, até mesmo, mobileID, Certificado que pode ser armazenado em smartphone ou tablet. “O Certificado A1 é o modelo armazenado no computador e o A3 na mídia criptográfica, cartão inteligente ou Token. Vale ressaltar que existe no mercado um Certificado específico para o pequeno empregador, o e-CNPJ para ME EPP, que tem validade de 18 meses e preço diferenciado”, esclarece Gonçalves.
 
Em tempo
O uso do Certificado Digital é facultativo para as empresas enquadradas no Simples Nacional com até três funcionários e para os microempreendedores individuais.
 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.900 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299 e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Abr/17

Segmento: Certificado Digital