Sala de Imprensa


3 motivos para adotar o Prontuário Eletrônico integrado à Certificação Digital  

12/08/19 17:11:51

Gradativamente, vem sendo adotado por hospitais em todo o país, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado à Certificação Digital, única tecnologia capaz de proporcionar que a documentação relacionada aos cuidados médicos seja tramitada 100% em ambiente eletrônico com validade jurídica.

“Isso se deve ao fato de que a Certificação permite que o corpo clínico assine digitalmente todos os documentos, sem a necessidade da impressão de vias. Um pedido de medicação ou de um exame chega ao próximo departamento eletronicamente e com a garantia da autenticidade da solicitação”, explica Leonardo Gonçalves, diretor comercial Certisign, empresa especializada em Identificação Digital. 

Veja três motivos para utilizar a Certificação Digital em sua instituição de saúde:

1.    Healthcare Information Management Systems Society (HIMSS)

Uma das premissas para alcançar e aumentar a colocação dentro da certificação HIMSS é a digitalização dos processos e, neste contexto, o Certificado Digital apoia a instituição de saúde. 

2.    Redução de custos e atendimento assertivo

O PEP integrado à Certificação torna os processos do hospital, relacionados à parte clínica do paciente, em paperless, ou seja: sem papel. Outro ponto positivo é que o atendimento se torna mais ágil e assertivo, uma vez que todas as informações são automatizadas.

3.    Redução de erros e mais segurança nos processos

Com os processos automatizados e, portanto, com conteúdo digitado, reduz-se a possibilidade de erros por conta da interpretação de escrita. Além disso, as etapas realizadas do início ao fim no meio eletrônico são mais seguras e passíveis de auditoria a qualquer momento. Tudo é registrado, sem pilhas de papel e sem ocupar espaço físico com risco, por exemplo, da deterioração por tempo ou incêndios.  

Integração

A Certificação Digital Certisign pode ser integrada nos principais sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), como os da MV e Philips, sem a necessidade de mudanças na infraestrutura tecnológica da plataforma. 

Além disso, como forma de proporcionar ainda mais comodidade aos profissionais envolvidos na assinatura do PEP – principalmente àqueles que atendem em mais de uma unidade – é possível adquirir a versão na nuvem do Certificado, chamado remoteID. Além da mobilidade, a Certificação na nuvem permite a recuperação de senha de forma online, o que não inviabiliza o uso da tecnologia em caso de esquecimento ou bloqueio. Para área de TI também há vantagens: por estar armazenada na nuvem, o gerenciamento é facilitado. 

Sobre a Certisign

A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital. Presente em todo território nacional e no exterior, com mais de 1.800 Locais de Atendimento, já ultrapassou a marca de 10 milhões de Certificados Digitais emitidos. Desde 1996, atende pessoas físicas e companhias de grande relevância no país. Está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País" e “Empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da DOM StrategyPartners, e é a única Autoridade Certificadora a possuir a ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ).