Sala de Imprensa


Certisign reestrutura modelos organizacionais e já se prepara para o pós-pandemia

01/09/20 00:00:00

A Certisign, empresa especializada em identificação e segurança digital, entrou em quarentena em 16 de março, e desde então tem colocado o velho ditado em prática: “toda crise é uma oportunidade”. A empresa conseguiu destacar seu pioneirismo no segmento sendo a primeira Autoridade Certificadora a permitir que o Certificado Digital fosse adquirido de forma totalmente on-line, viabilizando o atendimento por videoconferência (etapa que, até então, era unicamente presencial).  

Cabe destacar que a empresa foi fundada em 1996, há 24 anos. De acordo com Mário Sérgio Sampaio, gerente de RH da Certisign, as rápidas respostas às necessidades do mercado só foram possíveis porque a empresa está deixando de lado o modelo mais rígido de estrutura organizacional e remodelando suas áreas, sobretudo a de tecnologia e de negócios.

“Esta reestruturação traduz a nova forma de atuação e cultura que nosso corpo diretivo busca implantar, com um olhar muito mais direcionado ao cliente, e profissionais de negócios atuando com o time de desenvolvimento, em seis squads. Isso nos torna uma empresa mais dinâmica, colaborativa e aberta para experimentação em ciclos curtos utilizando a metodologia ágil”, afirma. 

O resultado das implementações também veio em velocidade mais rápida. Nos últimos cinco meses, a Certisign contratou 48 novos colaboradores, na contramão da crise econômica. A empresa usufrui ainda mais de tecnologias disponíveis, realizando o recrutamento 100% on-line e fechando o contrato com uso das assinaturas eletrônicas – tecnologia que garante legitimidade e ao processo. 

“Estamos nos preparando para uma nova fase e a transformação que vem pela frente abrirá muitas oportunidades para os colaboradores. Novas competências estão sendo incorporadas ao nosso meio, principalmente em áreas como tecnologia e produtos. Seguimos nos organizando para ser uma empresa com soluções, sempre focadas no público final, que possam agregar valor aos negócios”, destacou Sampaio.

Reestruturação 

De acordo com o executivo, a Certisign conseguiu se adaptar ao home office mais rapidamente, pois já possuía um planejamento para essa transformação e apenas teve que adiantar o projeto. Para o futuro, a empresa já sinalizou que esse formato de trabalho será mantido mesmo após a pandemia. 

“Estamos estudando a possibilidade de até 70% do quadro atuar nessa modalidade, em forma de rodízio. Além disso, outros 41%, da área de atendimento ao cliente, já passaram atuar em home based – ou seja, trabalham em casa de forma definitiva. Para esse último caso, nós contratamos uma empresa para fazer toda adaptação do local, garantindo que tenham a estrutura necessária”, relata o gerente de RH.