Notícias


Receita libera programa do IR, entrega começa em 2 de março

23/02/17 13:46:25
Já está liberado para os contribuintes o programa gerador do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016), embora a temporada de entrega só começa no dia 2 de março, próxima quinta-feira.  
 
De acordo com informações publicadas no site G1, "Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. As restituições começam a ser pagas em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes. Se o contribuinte entregar depois do prazo ou se não declarar, caso seja obrigado, a multa terá valor mínimo de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do imposto devido.". 
 
Declaração pré-preenchida
 
Essa modalidade continua válida somente para os titulares de Certificado Digital e-CPF. Com a declaração pré-preenchida, as chances do contribuinte cometer um erro são minimizadas, pois basta a conferência dos dados informados pela RFB e, se necessário, o acréscimo e/ou correção das informações. 

Fonte: G1 com informações e edição Certisign