Notícias


Processos de Licenciamento Sanitário em Recife são feitos de forma digital

14/10/19 11:25:43

É residente da cidade de Recife (PE) e está para abrir ou já tem algum tipo de empreendimento que exija licença sanitária (como supermercado, salão de beleza, restaurante e academia de ginástica)? Saiba, então, que, agora, a sua rotina será ainda mais fácil com o Certificado Digital.

Isso porque, estes estabelecimentos já podem emitir e renovar licenças sanitárias de forma totalmente online por meio do Sistema de Licenciamento Sanitário Digital – desenvolvido com o intuito de desburocratizar o processo de emissão da licença sanitária. O Certificado Digital, aqui, é utilizado para assinar e autenticar as transações.

O que é?

A licença sanitária é um documento obrigatório para o início e manutenção das atividades em estabelecimentos que necessitam de vigilância e controle sanitário. O site da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife oferece o serviço de emissão da licença inicial e a renovação a licença, além de permitir o acompanhamento dos processos, cumprimento de exigências e atualização de documentações. Os processos já em tramitação não sofrem alterações. 

Novas mudanças

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, esta novidade “faz parte da estratégia de modernização, desburocratização e eficiência da gestão, como forma de aprimorar os procedimentos de licenciamento sanitário”. Além disso, na avaliação do diretor de Assessoramento de Projetos Estratégicos da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Homero Sampaio, esta mudança traz ganhos econômicos e ambientais, pois evita deslocamentos, poupa o tempo do empreendedor e, ainda por cima, economiza significativamente papel e gastos com impressão. 

Neste vídeo é possível entender o passo a passo de solicitação do documento por meio do Certificado Digital, enquanto que na página da Vigilância Sanitária de Recife estão dispostas as informações em relação às exigências para abertura de cada tipo de estabelecimento, instruções para adquirir o licenciamento sanitário digital, informativos sobre legislações e muito mais.

Fonte: Prefeitura de Recife com edição Certisign