Notícias


Por que o Certificado Digital é importante para as pessoas?

01/03/18 12:36:44

Não faz muito tempo, pagar uma conta, por menor que fosse o valor, exigia uma paciência enorme na longa fila do banco. É verdade que hoje em dia a realidade das filas não mudou muito, mas qualquer um com um celular em mão pode se esquivar desse transtorno. A tecnologia está aí para facilitar as nossas vidas, e não é diferente no contexto empresarial.

Hoje uma empresa de São Paulo pode, por exemplo, fechar contrato com fornecedores do Ceará sem precisar deslocar pessoal entre os estados. A tecnologia da Certificação Digital deu validade jurídica aos documentos assinados digitalmente, como contratos, procurações, recibos, aceites, entre outros papeis, que não precisam mais da presença das partes envolvidas para serem celebrados. 

“Se um empresário tem Certificado Digital, certamente, vai preferir fazer negócio com outro que também tenha, porque as operações entre as empresas serão mais rápidas”, diz Leonardo Gonçalves, diretor da Certisign, Autoridade Certificadora.

Ele explica que, além de agilizar as operações entre as companhias, essa tecnologia pode facilitar os trâmites internos das empresas. Assim, atas, memorandos, relatórios e outros documentos podem ser assinados pelos responsáveis de vários departamentos com um clique no mouse, sem que papeis precisem ser deslocados entre as áreas da companhia.

Como o Certificado Digital funciona
A tecnologia da cripotografia (cifradas) é a responsável pela confidencialidade das informações que transitam pela internet com a utilização das chamadas chaves criptográficas, que permitem embaralhar e desembaralhar as informações. Quem possui a chave primária - normalmente o dono do documento - irá cifrar as informações que só poderão ser decifradas por quem ele muniu de chaves públicas.   

A tecnologia da Certificação Digital permite que as empresas cumpram obrigações acessórias, como o envio das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e); permite o acesso a processos sem a necessidade de deslocar funcionários aos fóruns (para advogados), viabiliza o requerimento da CNH Digital na internet, entre diversas outras facilidades.

Segundo Gonçalves, dentro dos próximos três meses também será possível comprar e vender veículos sem ir a um cartório para registrar a transferência. Nesse prazo, ele diz que entrará em operação o Certificado de Registro do Veículo Eletrônico (CRV-e), que também será uma transação validada por Certificado Digital.
A Certificação Digital garante eficiência operacional e redução de custos, e vem ganhando espaço no Brasil, colocando o país junto de outros que também usam a assinatura digital como meio de dar validade jurídica a documentos, como Estados Unidos e Espanha.

Fonte: Diário do Comércio com edição Certisign