Notícias


MDF-e facilita gestão de transportadoras

14/10/19 11:31:08

Para que os mais variados tipos de produtos cheguem a todos os cantos do Brasil com segurança e agilidade – e, até mesmo, a outros países – é primordial que haja um sistema eficiente e controlado de logística e transporte. E uma das ferramentas que atuam neste controle é o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que exige a assinatura digital da empresa para garantir a autenticidade do processo. 

O que é o MDF-e?

É um documento obrigatório em todo o Brasil aos contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à circulação de Mercadorias (ICMS), aplicado sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Em cada estado há variações respeitantes à concessão de autorização.

Em suma, ele é uma espécie de agrupamento dos CT-es (Conhecimento de Transporte eletrônico) e NF-es (Notas Fiscais Eletrônicas). E, portanto, com ele, elimina-se a necessidade do responsável pela carga apresentar uma série de documentos CT-e, porque ele tem a função de comprovar todos os destinatários e mercadorias de uma vez só.

Quais são os benefícios do MDF-e?

O MDF-e impacta positivamente os envolvidos na emissão e fiscalização e, também, a população de modo geral, porque diminui o uso de papel e os custos relacionados ao processo físico; concede mais agilidade na entrega de mercadorias; permite o rastreio de carga; padroniza processos; entre outros.
Como emitir o MDF-e com Certificado Digital?

Para emitir o documento, é preciso: 

•    ter acesso à internet;
•    possuir a versão adequada de JAVA instalado;
•    estar credenciado para emitir CT-e ou NF-e junto a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do estado em questão. Caso ainda não esteja, basta requerer o credenciamento na SEFAZ de todos os estados em que a empresa possui filiais ou pretende gerar MDF-e;
•    possuir o Certificado Digital e-CNPJ A1 ou A3

Fonte: Certisign Explica