Notícias


Em São Paulo, empresas podem ser abertas via internet

11/09/15 14:10:45
Os interessados em abrir empresas no estado de São Paulo, agora, poderão realizar o registro com muito mais rapidez e integralmente pela internet por meio do portal Via Rápida Empresa. A plataforma foi apresentada ontem, dia 10 de setembro, pelo governo paulista, e promete desburocratizar todo o processo.  
 
Nesta primeira fase, as empresas limitadas serão abertas de um a cinco dias. De acordo com informações do portal saopaulo.gov.sp, o estado precisava de um agente facilitador para esse processo, pois mesmo em uma ano de crise, o número de novas empresas aumentou quase 5% no primeiro semestre, se comparado ao mesmo período do ano passado.
 
Como abrir uma empresa no portal Via Empresa Rápida 
 

O portal deve ser acessado pelo site www.jucesp.sp.gov.br, e o usuário deve se autenticar utilizando umCertificado Digital ou por meio dos dados cadastrados na Nota Fiscal Paulista. O sistema automaticamente envia um protocolo para o e-mail registrado e avisa a Jucesp sobre a existência de um novo registro em andamento.

 

Após se identificar, o empreendedor deve escolher a atividade empresarial e o município, no qual será sediada a empresa. Caso o município já seja conveniado ao Módulo de Licenciamento do Programa, a abertura será ainda mais rápida.

 

Feito isso, o empresário pode imprimir o Contrato Social padrão gerado no sistema ou fazer um upload de um contrato customizado. Caso o empresário tenha o Certificado Digital, a assinatura do documento poderá ser realizada no próprio site. 

 

Depois, é necessário realizar o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) e do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), gerados pelo sistema. O empreendedor pode encaminhar os dados eletronicamente ou presencialmente em dos escritórios regionais ou postos da Junta Comercial do Estado de São Paulo. 

 

Os analistas da Junta Comercial ou dos postos de atendimentos farão a análise técnica e de viabilização empresarial, com a emissão de licenças. Em até cinco dias, o usuário retira os documentos registrados ou recebe eletronicamente, e já está apto para desenvolver sua atividade empresarial.

 
Municípios que assinaram convênio com o Via Rápida Empresa: 
Adamantina, Águas da Prata, Araçoiaba da Serra, Agudos, Americana, Américo Brasiliense, Amparo,Araraquara, Assis, Atibaia, Bariri, Barretos, Bauru, Birigui, Boituva, Botucatu, Bragança Paulista, Barra Bonita, Bertioga, Cajati, Cruzeiro, Campinas, Capivari, Catanduva, Cesário Lange, Diadema, Dracena, Eldorado, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Francisco Morato, Ibirá, Itatiba, Ilha Comprida,Ibitinga, Ibiuna, Igarapava, Itajobi, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapeva,Itu, Jacupiranga, Jaboticabal, Jacarei, Jaú, Limeira, Lins, Mirassol, Mogi das Cruzes, Olímpia, Ourinhos, Ouroeste, Palestina, Paraguaçu Paulista, Patrocínio Paulista, Piedade, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santa Adélia, Santa Barbará d'Oeste, Santa Rita D'Oeste, São Bento do Sapucaí, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, São Sebastião da Grama, São Vicente, Sertãozinho, Tarumã, Tatuí, Taubaté, Tietê,Votuporanga, , Lucélia, Miracatu, Monteiro Lobato, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, Rio Grande da Serra, Salto de Pirapora, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra e Votorantim.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo com edição Certisign