Notícias


Conta bancária pode ser aberta e fechada pela internet

03/05/16 14:02:37

Abrir e fechar uma conta bancária pela internet não é mais coisa do futuro no Brasil. O Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio da Resolução nº 4.480, autorizou o sistema bancário a abrir e encerrar contas no meio eletrônico, mediante tecnologias que garantam a veracidade da identidade do correntista para evitar fraudes. A boa notícia é que já existem duas tecnologias ao alcance das instituições financeiras e dos usuários: a Certificação Digital e abiometria.

 
A primeira, a Certificação Digital, é a tecnologia aplicada no Certificado Digital, documento eletrônico que identifica inquestionavelmente o titular e adiciona valor jurídico a tudo que for realizado por meio dele. A medida provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, é a que atribui valor legal às operações originadas do Certificado. 
 
A segunda, a biometria, já é bastante conhecida pelo sistema bancário que vem adotando cada vez a impressão digital como mecanismo de segurança para validade a identidade do usuário. Mas, como funcionaria, na prática, a tecnologia para a autorização de transações na internet?  De forma bastante simples e eficaz, de acordo com Igor Rocha, diretor da Certibio, unidade de negócio da Certisign.  
 
"Nós, por exemplo, disponibilizamos um aplicativo que autentica o usuário por meio da face e voz, chamado OnePassID. Além de reconhecer esses dois tipos de biometria, o aplicativo possui uma tecnologia exclusiva de leitura labial digital, chamada liveness detection, para assegurar que o rosto identificado "está vivo" e impedir o uso de máscaras, filmagens, vídeos e outros artifícios usados por fraudadores. O usuário precisa apenas ter um smartphone para usá-lo e a instituição apenas adicionar a tecnologia em sua aplicação. A biometria é um dos meios mais seguros de comprovar uma identidade, pois os traços humanos são únicos". 

Fonte: Certisign