Notícias


Conheça as soluções da Certisign para a área da saúde

13/08/19 16:57:18

Com o intuito de proporcionar à área da saúde transformação digital e redução de custos, a Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em identificação digital, possui, em seu portfólio, a solução Certimed, que dispõe da Certificação Digital ICP-Brasil na nuvem para o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), e o Portal de Assinaturas que oferece, entre suas funcionalidades, a assinatura eletrônica e o e-Mail Registrado. 

PEP com Certificado na nuvem para Hospitais – processos para o corpo clínico 

O PEP integrado com Certificação Digital na nuvem garante uma melhor experiência do corpo clínico com a tecnologia, uma vez que promove mobilidade, além de outras vantagens, como grande economia e armazenamento e gerenciamento dos Certificados in cloud e, portanto, sem a necessidade de investir em hardwares. 
A assinatura digital na área da saúde tem o respaldo do Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da normativa 1821/2007, que garante validade jurídica nas assinaturas dos profissionais de saúde em qualquer etapa do tratamento junto ao paciente, desde diagnósticos médicos, anamnese, receituário, aplicação de medicamentos, dentre outros tratamentos de saúde.

Hospital 100% paperless – processos que envolvem o paciente

Os trâmites administrativos também podem ocorrer no meio digital. Documentos como o termo de consentimento para cirurgias e a realização de exames, bem como a assinatura de guias TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) podem ser criados, formalizados e armazenados de forma digital por meio da assinatura eletrônica na tela de um tablet, com validade legal. Sem vai e vem de documentos e sem pilhas de papel.

Operadoras de saúde – formalização de contratos

A assinatura eletrônica ainda pode ser utilizada para a formalização de contratos com beneficiários, como já ocorre na Unimed Presidente Prudente (SP). A tramitação desse documento levava, em média, 15 dias até ser finalizada. Agora, o processo é concluído em poucas horas e o cliente pode consultar o contrato sempre que precisar de modo on-line, proporcionando mais comodidade e, por consequência, a satisfação em relação aos nossos serviços desde o primeiro contato. A migração para o digital reduziu em cerca de 80% os custos relacionados ao trâmite anterior que exigia papel, impressão, armazenamento físico do documento, entre outras etapas.

A comunicação com os beneficiários das operadoras também pode ser otimizada por meio da tecnologia. Com a publicação da normativa 438, que dispõe sobre a regulamentação da portabilidade de carências para beneficiários de planos privados de assistência à saúde, as Operadoras de Saúde devem notificar, mensalmente, seus clientes sobre a possibilidade da migração do plano. E esta comunicação, antes feita por documento em papel, agora, pode ser realizada por e-Mail Registrado, concedendo mais agilidade às empresas e melhorando o relacionamento com os clientes. Essa modalidade de mensagem substitui a carta registrada, diminuindo, assim os custos de envio, impressão e papel.

Integração em softwares já existentes na instituição de saúde
A camada de Certificação Digital na nuvem Certisign é homologada pela MV e Philips e já está integrada no Sistema de Informações Hospitalares (HIS) e PEP das referidas empresas. Também é possível realizar a integração em sistemas próprios ou de outros fabricantes. Já a assinatura eletrônica pode ser integrada por meio de uma Application Programming Interface (API), com muita praticidade no próprio portal de relacionamento já existente na instituição. 

Soluções alinhadas com as certificações HIMSS e ONA

As soluções Certisign colaboram com as exigências das certificações Healthcare Information and Management System Society (HIMSS) e Organização Nacional de Acreditação (ONA), para transformar os hospitais em ambiente 100% digital. Ou seja: sem a impressão de papéis e armazenamento na nuvem.

Confiança e praticidade em um único fornecedor – a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em identificação Digital

A solução Certimed e o Portal de Assinaturas Certisign são desenvolvidas inteiramente pela Certisign, facilitando a integração e suporte. Do desenvolvimento do projeto à entrega, todas as etapas são tratadas pelo time de especialistas da companhia. 
Saiba mais – forte presença no segmento da saúde
Recentemente, a Certisign marcou presença nos eventos Unimed 36º Suesp – Inovação na Saúde Suplementar, Unimed 2º Congresso Nacional de Gestão em Saúde e MV Experience Fórum.

Nos dias 22 e 23 de outubro as soluções serão expostas no Philips Conect Day, que será realizado na Fecomércio, em São Paulo.  Se você também vai participar, visite nosso stand.

Nossos clientes

As soluções Certisign para a área de saúde já estão implantadas em diversas instituições de saúde, como o Hospital Leforte (SP) e as Unimeds Presidente Prudente (SP) e Joinvile (SC). 
Para saber mais sobre as soluções Certisign para a área da Saúde, clique aqui