Notícias


Cidades inteligentes: Vitória em 1º lugar em saúde no País

03/08/15 14:15:23
Uma pesquisa realizada pela consultoria Urban System junto com a revista Exame revelou as 50 cidades mais inteligentes do Brasil. A cidade de Vitória ficou em primeiro lugar na categoria Saúde. Foram avaliadas mais de 700 cidades, com o objetivo de apontar as que detêm maior potencial de desenvolvimento no País. 
 
Para chegar ao resultado final, foram levados em consideração 70 indicadores de 11 áreas da gestão pública: economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação. 
 
Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP
 
Um dos fatores que contribuiu para a cidade alcançar esse resultado foi o Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP.  A Prefeitura de Vitória integrou a Certificação Digital ao PEP do sistema Rede Bem Estar utilizado nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Centro de Referência, Centros de Especialidades e Unidades de Pronto Atendimento, além de disponibilizar Certificados Digitais Certisign aos prestadores de serviço do município alocados em laboratórios privados. Ao todo, 40 unidades, atualmente, operam de modo digital.
 
Cerca de 1.800 funcionários assinam digitalmente todos os processos de saúde, como receitas, atestados,prontuários, autorização para exames, internações entre outros documentos por meio da tecnologia.
 
"A assinatura digital foi um dos grandes avanços na saúde, pois aumentou a segurança e diminuiu em 100% as fraudes em atestados. É uma honra poder receber esse prêmio pelas inovações que estamos fazendo na gestão. Esse é o reconhecimento do nosso trabalho para tornar a cidade de Vitória cada dia melhor para morar, visitar e trabalhar", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. 

Fonte: Folha de Vitória com edição e informações Certisign